Como é o curso de Psicologia? Confira tudo sobre essa graduação

Interesse pela profissão aumentou entre brasileiros, diz pesquisa

Tempo estimado de leitura: .

04 de dezembro de 2023

Uma profissão que contribui para a qualidade de vida das pessoas, seja na vida pessoal ou profissional. O curso de Psicologia tem estado cada vez mais no radar dos estudantes que buscam uma carreira dinâmica e com oportunidades diversas de atuação. 

Na última década, a procura pelo curso de Psicologia aumentou 112,4%, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse crescimento está relacionado ao aumento da demanda da população por serviços ligados à saúde mental e também devido a uma maior divulgação de temas ligados à mente humana e psicopatologias por meio das mídias. 

O currículo da graduação em Psicologia abrange temas como psicologia do desenvolvimento, psicopatologia, até metodologias de pesquisa e práticas clínicas. A preparação dos alunos irá capacitá-los para atuar em diferentes campos, tais como:

Psicologia Clínica: Atuando no diagnóstico e tratamento de distúrbios mentais

Psicologia Organizacional: Com foco em ambientes de trabalho e gestão de pessoas

Psicologia Escolar: Direcionada para o suporte emocional e educacional de estudantes e educadores

Psicologia Social: Investigando as dinâmicas de grupo e comportamento social.

Hospitais, clínicas, escolas, empresas, ONGs e órgãos governamentais são apenas alguns dos locais onde os profissionais da psicologia encontram oportunidades. Psicólogos clínicos privados podem estabelecer honorários por consulta, enquanto aqueles que trabalham em instituições de saúde ou empresas podem receber salários fixos. Em média, os salários iniciais para psicólogos podem variar, mas a experiência e a especialização tendem a aumentar significativamente os ganhos ao longo do tempo. De acordo com a plataforma Glassdoor, a média salarial de um profissional de psicologia gira em torno de R$ 3,6 mil, podendo chegar até R$ 5 mil. 

Embora o curso de Psicologia ofereça inúmeras oportunidades, estudantes e profissionais também enfrentam desafios significativos. Lidar com questões emocionais intensas, trabalhar com diversidade de personalidades e manter uma abordagem ética são aspectos fundamentais da prática psicológica.

O curso de Psicologia é uma jornada de conhecimento e de aprendizado contínuo, preparando profissionais para compreender, apoiar e transformar vidas. Na Atitus Educação, um dos diferenciais é o conceito de Employer University, que traz a oportunidade de atuação dos acadêmicos em empresas parceiras, proporcionando uma entrada no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão do curso. Clique aqui e conheça o curso de Piscologia da Atitus e sua conexão radical com o mercado.

Mais Acessados

... Notícias

Medicina Atitus 2024/1:  2ª chamada de aprovados no processo seletivo

27 de novembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023