Administração Pública: Como trabalhar na área?

Altos salários e possibilidade de atuação em grandes instituições atraem profissionais para o setor

Tempo estimado de leitura: .

14 de dezembro de 2023

A carreira do profissional formado em Administração ou Direito costuma ser mais voltada para o setor privado, atuando em corporações de diferentes áreas ou mesmo investindo em um negócio próprio para a prestação de serviços. Porém, a área da Administração Pública tem atraído cada vez mais jovens profissionais devido às muitas possibilidades de crescimento e atuação. O administrador público é qualificado para gerir recursos financeiros, de tecnologia, insumos e também pessoas em entidades estatais. Também são responsáveis por implementar políticas públicas e garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente em diferentes órgãos ligados ao governo. Eles desempenham um papel crucial na melhoria dos serviços oferecidos à população, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Por envolver um conhecimento profundo da legislação brasileira, muitos estudantes de Direito costumam investir nessa carreira, assim como os graduados em Administração. Por oferecer salários atrativos que, segundo a plataforma Glassdoor, podem chegar na casa dos R$ 10 mil, a área da administração pública também chama a atenção por permitir a atuação em diferentes instituições, como órgãos públicos, autarquias, fundações públicas e empresas estatais. 

Há diferentes forma de acesso a um cargo de Administração Pública como, por exemplo: 

Concurso público –  O candidato passa por provas de conhecimento e avaliação de títulos acadêmicos. 

Livre nomeação – Nestes casos, o governante responsável pode indicar pessoas sem a necessidade de concurso público.

Contratação pela iniciativa privada – Organizações privadas que exercem atividades de Administração Pública abrem vagas para administradores de acordo com a demanda. 

Não é preciso, em muitos casos, uma formação específica para trabalhar na área da Administração Pública, mas um curso superior é exigência comum na maioria dos concursos públicos e, em alguns casos, nos processos seletivos para prestação de serviços para órgãos governamentais. 

Por isso, é muito importante investir em uma graduação que prepare você para os desafios da carreira pública. Na Atitus, os cursos de Direito e Administração investem em inovação, corpo docente atualizado e infraestrutura para você criar conexões de valor. Quer conhecer o nosso modelo de ensino exclusivo? Então clique aqui e confira nossos cursos!

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023