3 motivos para atuar na área da psicologia clínica

Minimizar sofrimentos e atuar em diferentes contextos são alguns dos desafios

Tempo estimado de leitura: .

27 de setembro de 2023

Mergulhar em um mundo onde a mente é a protagonista e os sentimentos são pistas preciosas. É este o principal cenário encontrado pelo profissional que trabalha com a psicologia clínica. A área ganhou destaque durante o período da pandemia de Covid-19, quando o isolamento social fez crescer a preocupação com questões de saúde mental. 

Um estudo feito pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde revelou que mais de 80% dos psicólogos brasileiros tiveram aumento no número de pacientes entre 2020 e 2022. Com um foco na compreensão da mente humana e no fornecimento de um suporte para que os pacientes possam lidar com os desafios emocionais, a psicologia clínica é o segmento mais antigo da psicologia e requer uma capacidade de escuta bastante atenta. 

Um psicólogo clínico pode focar seu trabalho em terapia familiar e também em psicologia infantil. Além do atendimento em consultório, o profissional pode atuar em hospitais, postos de saúde, centros de oncologia, reabilitação social e também em escolas públicas e privadas. 

Para o futuro psicólogo, a oportunidade de ter experiências na psicologia clínica ainda na graduação pode ser um diferencial. Por isso, selecionamos 3 motivos para você atuar nessa área. Confira: 

1) Impacto Direto nas Vidas das Pessoas
A psicologia clínica é uma oportunidade de ter um impacto direto e positivo na vida dos pacientes. Psicólogos clínicos trabalham com indivíduos que estão enfrentando uma variedade de desafios emocionais, mentais e comportamentais, como depressão, ansiedade, traumas e problemas de relacionamento. Os profissionais dessa área podem ajudar os pacientes a superar obstáculos, melhorar seu bem-estar psicológico e alcançar uma melhor qualidade de vida. A sensação de saber que você está contribuindo para o progresso e a cura de alguém pode ser extremamente gratificante e inspiradora.

2) Diversidade de Casos e Desafios
Os psicólogos clínicos estão constantemente expostos a uma variedade de cenários, o que mantém a profissão estimulante e enriquecedora. Desde ajudar crianças a lidar com problemas de comportamento até apoiar adultos no enfrentamento de traumas, a diversidade de casos mantém os psicólogos clínicos envolvidos e engajados em seu trabalho.

3) Desenvolvimento Profissional e Pessoal
Atuar na psicologia clínica não apenas oferece a oportunidade de ajudar os outros, mas também permite um crescimento pessoal e profissional contínuo. Ao trabalhar com uma variedade de pacientes, os psicólogos clínicos aprimoram suas habilidades de empatia, comunicação, resolução de problemas e tomada de decisões. A evolução das abordagens terapêuticas garante que os profissionais desta área estejam sempre aprendendo e se atualizando. Se interessou pela psicologia clínica? Então venha aplicar valores da prática profissional e aprender a se colocar em um mercado que está em constante transformação na Graduação em Psicologia da Atitus!

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023