Workshop estimula cultura maker, pensamento computacional e tecnologia digital

Atividade online promovida pelo Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Atitus reuniu 105 crianças da Escola Notre Dame Menino Jesus

Tempo estimado de leitura: .

06 de dezembro de 2020

Empoderar crianças para serem “pensadoras” e “realizadoras” é o objetivo de um workshop promovido pelo Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Atitus com turmas da educação infantil da Escola Notre Dame Menino Jesus (ENDMJ).

A iniciativa busca desenvolver competências e habilidades requeridas no mundo contemporâneo, como a resolução de problemas, a proatividade e a criatividade.

“As atividades realizadas possuem o objetivo de empoderar as crianças para serem pensadoras e realizadoras, utilizando para isso a cultura maker, pensamento computacional e tecnologias digitais”, comenta a docente do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Atitus, Andrea Mussi.

No workshop, as crianças receberam dois kits – um secreto e um livre, preparados pela mestranda Luísa Deon com orientação da professora Andrea. Os kits livre e secreto foram fabricados digitalmente na impressora 3D e na cortadora a laser no Fab Lab da Atitus.

O kit livre, composto por dois brinquedos, buscou introduzir a montagem de peças, compreensão de tipos de encaixe e personalização das mesmas, podendo os alunos serem questionados nas áreas do STEAM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) pelas professoras da ENDMJ.

Já o kit secreto foi aberto durante a atividade online e estimulou a criação, usando quatro diferentes formas geométricas encaixáveis feitas na cortadora a laser e parafusos e ferramentas feitas com PLA (material biodegradável) na impressora 3D. Os parafusos permitiam conectar peças de papelão para formar brinquedos de pequenas ou grandes dimensões. “Ao colocarem a mão na massa, usando novos recursos tecnológicos e criando seus próprios brinquedos, as crianças lidam com mudanças e desenvolvem resiliência com o acerto e o erro e a reflexão sobre como realizar cada desafio proposto”, comentou a docente.

Os desafios foram contextualizados com o mundo da criança e definidos em uma atividade de Codesign entre as pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Atitus com as professoras e coordenadoras pedagógicas da Escola.

Mais Acessados

... Notícias

Medicina Atitus 2024/1:  2ª chamada de aprovados no processo seletivo

27 de novembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023