Web Summit Portugal destaca o uso cada vez maior da Inteligência Artificial

**Evento internacional proporcionou experiências e conexões valiosas para a Atitus **

Tempo estimado de leitura: .

24 de novembro de 2023

A experiência no Web Summit Portugal resultou em muitos aprendizados, entre eles o grande impacto da Inteligência Artificial na sociedade e em todos os modelos de negócios. Depois da revolução digital, vivemos a era da IA, que cada vez mais molda a maneira que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. A Inteligência Artificial é uma realidade, mas ainda é percebida com cautela, pois há um caminho que ainda precisa ser pavimentado. Estas foram as percepções dos representantes da Atitus Educação no evento internacional e multicultural que reuniu, em Lisboa, em novembro, 70.236 participantes de 153 países.

O vice-presidente de Operações, William Zanella, e o coordenador do curso de Ciência da Computação do campus Caldeira, Eduardo Isaia Filho, fizeram uma imersão tecnológica durante os quatro dias de atividades intensas e enriquecedoras. Foi uma oportunidade de aprendizado com expositores, palestrantes e especialistas da área de tecnologia de todo o mundo, em um ambiente propício para aprender com os melhores e estabelecer conexões valiosas.

A participação da Atitus no Web Summit Portugal provou que a IES está no caminho certo da inovação, já que muitos painéis trouxeram cases da revolução que a tecnologia vem trazendo também para todo o sistema educacional, com as novas formas de aprendizagens, através do uso de novas tecnologias. “A tecnologia permite ampliar a experiência da educação e obter melhores resultados com a aprendizagem, inclusive liberando a criatividade e outros potenciais dos alunos e professores”, disse Zanella.

Para ele, a nova formatação da Atitus, com novos currículos e o posicionamento das escolas, vai ao encontro da tendência mundial, e vai ser ainda potencializada com o uso destas novas tecnologias para avançar no processo de ensino. “Conhecemos as mais novas e modernas ferramentas para a educação, o que revela que o mundo ainda vai vivenciar uma evolução ainda mais significativa e de forma mais rápida”, disse.

De outra parte, Zanella ressaltou o choque cultural e as inúmeras possibilidades que um evento internacional deste porte proporciona. “É enorme o poder que as conexões representam e como elas podem acelerar um pensamento, uma ideia, um projeto e a nossa visão global. Vimos muitos projetos que tratam de uma mesma temática, mas com abordagens locais diferentes. Foi muito enriquecedor vivenciar a nova realidade deste mercado, e fortalecer nossa visão de pensar globalmente e agir localmente”, disse.

Já o professor Isaia ressaltou o trabalho de personalização da educação utilizando a AI. “Vimos como o ‘chatgpt’ pode ser associado às plataformas para que o aluno receba o material de ensino personalizado, qualificando o ensino e promovendo uma aprendizagem mais efetiva”. Outro ponto destacado é a ética deste novo modelo de aprendizagem. “Como será o uso da IA nos processos, e como vai refletir na atuação dos profissionais e alunos para aprenderem a pensar fora da caixa. “As ‘hard skills’ não são as únicas competências valorizadas neste novo cenário, será necessário muitas outras habilidades para poder pensar fora da caixa e poder vislumbrar um mundo melhor pras pessoas e negócios”, avaliou.

As empresas do mundo inteiro focaram em apresentar o melhor do seus ecossistemas, em um clima de competitividade na busca pelos melhores talentos da área tecnológica. O Web Summit de Portugal é mais uma experiência que revela que a grandeza da inovação e da tecnologia reside na sua capacidade de transformar o mundo, impulsionando a sociedade em direção a um futuro de possibilidades ilimitadas.

Mais Acessados

... Notícias

Medicina Atitus 2024/1:  2ª chamada de aprovados no processo seletivo

27 de novembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023