Vale a pena cursar Ciências Contábeis? Veja 4 motivos para escolher a área

Com maior presença nas organizações, carreira de contador tem sido valorizada

27 de setembro de 2023

Uma profissão com alta empregabilidade e com forte influência no crescimento das empresas. Esse é o panorama das Ciências Contábeis, que tem influenciado a procura por graduações na área. O último Censo do Ensino Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra o curso de Ciências Contábeis em quarto lugar na lista dos mais procurados pelos estudantes brasileiros.

Mais do que realizar cálculos e organizar questões financeiras, o contador é um profissional indispensável para uma empresa, desde a sua criação. É possível também prestar serviços para pessoas físicas, auxiliando em processos como declaração do Imposto de Renda e contratação de funcionários domésticos.

>> Ouça nosso podcast: Educação financeira com o propósito de transformar realidades

Você se interessa pela área de finanças e também pelos ambientes empresariais? Confira 4 motivos para você optar por um curso de Ciências Contábeis:

1. Ter uma base sólida para os negócios

Ao optar por cursar Ciências Contábeis, você terá a oportunidade de construir uma base sólida em finanças, contabilidade e negócios. Você vai aprender a interpretar demonstrações financeiras, analisar fluxos de caixa e compreender os aspectos contábeis que sustentam o funcionamento das empresas.

1. Diversidade de oportunidades profissionais

Você poderá atuar como contador, auditor, consultor financeiro e analista de custos. Seja em empresas privadas, organizações governamentais ou escritórios de contabilidade, o mercado está sempre em busca de profissionais qualificados para lidar com questões financeiras e contábeis.

1. Estabilidade e demanda constante

A área de Ciências Contábeis oferece segurança. Atividades contábeis são essenciais para todas as empresas, independentemente de seu porte ou segmento. A demanda por profissionais de contabilidade é constante, o que aumenta as chances de empregabilidade e progressão na carreira.

1. Contribuir para a tomada de decisões estratégicas

Além de lidar com números e registros, os contadores desempenham um papel fundamental na orientação das decisões estratégicas das empresas. Seja auxiliando na análise de investimentos, avaliando riscos financeiros ou garantindo a conformidade de questões tributárias, os profissionais de Ciências Contábeis têm uma voz influente nas diretrizes organizacionais.

Na graduação em Ciências Contábeis da Atitus os estudantes contam com a Aceleradora de Carreiras, que disponibiliza ferramentas e conhecimentos essenciais para impulsionar suas trajetórias. Se interessou? Pois então confira o webinar “Como construir e acelerar a sua carreira” no nosso canal no YouTube!