Tenha uma casa sustentável. Veja dicas para ajudar o meio-ambiente

Pequenas mudanças de hábitos e produtos podem fazer a diferença

Tempo estimado de leitura: .

21 de setembro de 2023

Que o assunto sustentabilidade é uma tendência mundial, isso todo mundo já sabe. No setor industrial, dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que seis em cada 10 empresas possuem um setor dedicado ao assunto. Mas, e dentro de casa? Será que é possível ser mais sustentável? O ramo da construção civil tem se preocupado cada vez mais em oferecer alternativas que colaborem com o meio-ambiente, seja em empreendimentos grandes ou pequenos. 

>> O papel dos engenheiros no desenvolvimento

As chamadas casas sustentáveis têm aparecido cada vez mais como uma opção para quem quer seguir aplicando a sustentabilidade também no aconchego do lar. Materiais específicos que preservam a temperatura ou promovem um melhor aproveitamento da luz solar são alguns dos elementos levados em conta na hora de construir uma casa sustentável. 

Mas, e nas casas que já estão prontas, será possível melhorar a sustentabilidade? Separamos algumas dicas simples, mas muito eficazes para você ter uma casa sustentável. Confira:

1) Reduza o consumo de água e energia

Ações simples como fechar a torneira enquanto se escova os dentes e apagar as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados podem fazer a diferença na conta de luz. Aproveitar a água da máquina de lavar para fazer a limpeza da casa também é uma boa opção. 

2) Separe o lixo

Busque saber se a sua cidade realiza a coleta seletiva. Ter duas lixeiras, uma para os resíduos orgânicos e outra para os recicláveis, ajuda a criar o hábito.

3) Opte por lâmpadas de LED

Além de consumirem menos energia, as lâmpadas de LED possuem uma durabilidade superior a das lâmpadas incandescentes.

4) Invista em painéis solares

Apesar de ter um custo mais elevado para instalação, o uso de painéis solares reduz consideravelmente o gasto com energia nas residências. Além disso, a energia solar não emite gases que causam o efeito estufa, sendo uma solução energética não poluente. Sabe aquele dinheiro guardado? Vale investir na energia solar para a sua casa.

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023