Saúde e estética: as possibilidades da graduação em Odontologia

Curso tem destaque na área da saúde e muitas possibilidades de atuação

14 de novembro de 2023

A Odontologia é uma das áreas da saúde mais respeitadas, além de ser fundamental para o nosso bem-estar. Afinal, quem não quer ter um sorriso saudável e bonito? Os profissionais dessa área desempenham um papel crucial na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de problemas dentários e, nas últimas décadas, a graduação em Odontologia passou por um processo de transformação com o surgimento de novas tecnologias no setor.

A graduação em Odontologia chama atenção de estudantes que têm interesse na área da saúde por inúmeros fatores. Com duração de 5 anos, o curso apresenta um currículo com disciplinas como anatomia bucal, odontologia preventiva, cirurgia oral, ortodontia, periodontia e prótese dentária. Mais para o final da formação, os estudantes realizam estágios clínicos, com o objetivo de ganharem experiência prática e também a oportunidade de vivenciarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O curso de Odontologia da Atitus, tanto em Passo Fundo quanto em Porto Alegre, no campus Mont’Serrat, oferece serviços como restaurações, tratamento de canal, extrações dentárias, clareamentos e atendimento de odontopediatria para crianças a partir dos 5 anos. Os serviços são realizados por alunos da graduação com a supervisão e a orientação dos professores.

Como a saúde bucal é uma prioridade, o mercado de trabalho para dentistas é bastante promissor. Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) aponta que nove a cada dez brasileiros acreditam ser muito importante ir ao dentista com regularidade e 72% afirmam realizar consultas odontológicas anuais.

Os salários também são um ponto importante da carreira em Odontologia. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) indica a profissão de odontólogo como uma das mais bem pagas do país. O salário médio para um dentista gira em torno de R$4 mil.

Áreas de atuação

A Odontologia oferece diversas áreas de atuação. Isso permite que os profissionais escolham o caminho que melhor se alinhe com seus interesses e habilidades. Há desde carreiras mais clássicas, como a ortodontia, até a odontologia estética, setor que vem crescendo no país. Confira algumas das principais:

Odontologia Geral: Muitos dentistas optam por se tornar clínicos gerais, atendendo uma ampla variedade de pacientes e realizando procedimentos básicos, como restaurações e limpezas.

Ortodontia: Os ortodontistas se concentram na correção de problemas de alinhamento dos dentes e maxilares, usando aparelhos ortodônticos.

Cirurgia Oral: Cirurgiões orais realizam procedimentos cirúrgicos mais complexos, como extração de dentes impactados, implantes dentários e reconstruções maxilofaciais.

Endodontia: Endodontistas tratam doenças da polpa dentária, geralmente realizando tratamentos de canal.

Periodontia: Periodontistas se especializam no diagnóstico e tratamento de doenças periodontais, como gengivite e periodontite.

Odontopediatria: Os odontopediatras cuidam da saúde bucal de crianças e adolescentes.

Odontologia Estética: Essa área se concentra em melhorar a estética do sorriso por meio de procedimentos como clareamento dental e facetas.

Implantodontia: Os implantodontistas se especializam na colocação de implantes dentários para substituir dentes perdidos.

Já imaginou dar os primeiros passos na Odontologia em uma instituição que tem conexão radical com o mercado e laboratórios modernos? Vem conhecer esse e outros diferenciais da Graduação em Odontologia da Atitus!