Reforma Tributária em debate: especialistas discutem cenários e impactos

Evento realizado na Atitus Educação reuniu empresários, representantes de entidades empresariais, advogados, contadores e estudantes

Tempo estimado de leitura: .

31 de outubro de 2023

A Escola de Direito da Atitus Educação promoveu na segunda-feira, dia 30 de outubro, um evento de relevância no cenário nacional, com a presença de especialistas para discutir um tema que tem sido pauta frequente em discussões governamentais e empresariais: a Reforma Tributária. O painel “Reforma Tributária – cenários e impactos” reuniu empresários, representantes de entidades empresariais, advogados, contadores e estudantes no auditório do Campus Santa Teresinha, em Passo Fundo.

Os convidados Altair Antonio Toledo, Tax Leader da KPMG, Anderson Trautman Cardoso, sócio da Souto Correa Advogados, e Marcelo Ivan Schwalbert, Superintendente de Finanças da Cotrijal, compartilharam suas perspectivas e insights sobre o panorama atual e os possíveis desdobramentos da Reforma. O painel foi mediado pelo coordenador do curso de Direito da Atitus, Leandro Caletti.

Reforma Tributária (3).jpeg

Anderson Trautman Cardoso, que tem acompanhado de perto a tramitação da Reforma, enfatizou a relevância do tema em um contexto de competitividade global em que o Brasil está inserido. Ele destacou as mudanças propostas nas três principais bases tributárias: consumo, patrimônio e renda. “A Reforma Tributária é um dos temas mais relevantes do ponto de vista empresarial e da sociedade que vivemos hoje no país. Estamos em um momento de competição global, e precisamos nos posicionar. Para que possamos competir, a estrutura tributária precisa ser modificada. Precisamos contribuir juntos, no debate, um texto que seja o mais apropriado para garantir a competitividade”, destacou Anderson.

Altair Antonio Toledo, da KPMG, apresentou 12 pontos de atenção da Reforma Tributária que ainda geram dúvidas e abrem espaço para interpretação. Ele mencionou questões como o imposto seletivo e regimes específicos versus regimes diferenciados, destacando a complexidade da reforma e a importância de as entidades e os setores se posicionarem e usarem os canais disponíveis para participar das discussões. “Como vamos conviver por anos com essa transição, precisamos estar atentos para isso”, ressaltou Altair. Para ele, a vantagem da Reforma é uma simplificação da tributação.

Marcelo Ivan Schwalbert trouxe uma perspectiva única ao abordar os impactos da Reforma Tributária no agronegócio e nas cooperativas. Ele destacou a preocupação com os custos de pessoal, infraestrutura e sistemas de informação necessários para atravessar a transição. Marcelo ressaltou os efeitos nas cooperativas e nos atos cooperativos, que incluem impactos no caixa das cooperativas, repasse aos produtos, impactos no resultado e efeitos cascata no consumidor, enfatizando a necessidade de considerar esses fatores na formulação da reforma.

O presidente da Atitus, Eduardo Capellari, acompanhou o evento e destacou a importância do debate. “A Reforma Tributária é um grande desafio em um país desigual, que precisa se reinventar, gerar renda e igualdade de condições”, contribuiu. Para ele, eventos como este, promovido pela Atitus, se tornam fundamentais para esclarecer as implicações e os caminhos possíveis para o futuro do sistema tributário brasileiro.

Reforma Tributária (1).jpeg

Mais Acessados

... Notícias

Medicina Atitus 2024/1:  2ª chamada de aprovados no processo seletivo

27 de novembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023