Professores da Atitus são selecionados para pareceristas do Satepsi-CFP

Nomes aprovados foram divulgados no Diário Oficial da União

01 de novembro de 2023

Dois professores do Mestrado em Psicologia da Atitus foram selecionados, pela segunda vez consecutiva, para compor o quadro de pareceristas ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi). O professor doutor Luis Henrique Paloski e a professora doutora Camila Rosa de Oliveira atuam nos cursos de graduação e mestrado em Psicologia da Atitus em Passo Fundo.

Reconhecida por ser uma IES que prima pela qualificação dos seus docentes, a Atitus proporciona aos alunos contato direto com profissionais atuantes no mercado, e que contribuem para o desenvolvimento das mais diversas áreas do conhecimento, neste caso, atuando diretamente para a Psicologia como um todo. A maneira como os profissionais podem fazer processos de avaliação adequados e contar com testes psicológicos para seus pacientes vai influenciar de forma direta sua intervenção clínica e a maneira como o profissional vai oferecer o seu serviço à comunidade.

Umas das escolhidas, a professora Camila  avaliou que fazer parte do corpo de pareceristas ad hoc do Satepsi, é muito gratificante pois a área de avaliação psicológica possui grande contribuição para a atuação da psicologia em diferentes contextos e auxiliando diversos profissionais em seus processos diagnósticos e de intervenção. “Além disso, colaboramos para que os profissionais psicólogos tenham acesso a ferramentas com rigor técnico e científico, prezando pela qualidade psicométrica dos instrumentos disponibilizados no país”, informou.

Já o professor Paloski afirma que ser selecionado mais uma vez para participar desta equipe de avaliação é um importante reconhecimento nacional e agrega  valor para os alunos da instituição de ensino.  “É um diferencial para nossos alunos conviver e interagir com os profissionais que estão contribuindo diretamente para o aprimoramento da área de avaliação psicológica no país”, sublinhou ao enfatizar que os professores da Atitus, em sua maioria, são referências em suas áreas de atuação.
Ele informa, ainda, que os acadêmicos e a comunidade podem acessar informações sobre a aprovação ou reprovação de cada teste avaliado através do site do Satepsi. Os testes são de competência privativa do profissional de psicologia.

A Seleção
Os professores foram  selecionados de acordo com os seguintes pré-requisitos: ter título de psicóloga(o) reconhecido pelo Ministério da Educação; ter título de doutor em Psicologia e/ou áreas afins, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); ter publicado, no mínimo, cinco artigos científicos em revistas classificadas com qualis A1, A2, B1 ou B2, na área de Psicologia, nos últimos cinco anos. Dentre os artigos, ao menos um deve estar relacionado à área de avaliação psicológica e/ou fundamentos e medidas em Psicologia. E estes foram avaliados pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP.

Vinculado ao Conselho Federal de Psicologia (CFP),  o banco de avaliadores de testes psicológicos submetidos ao Satepsi, segue um critério também de representação geográfica e tem atuação durante três anos.

Sobre o Satepsi
O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) é uma ferramenta informatizada de avaliação da qualidade técnico-científica de instrumentos psicológicos para uso profissional, a partir da verificação objetiva de um conjunto de requisitos técnicos.
Regulamentado inicialmente pela Resolução CFP nº 2/2003, o Satepsi acaba de completar duas décadas de funcionamento, com mais de 350 testes psicológicos analisados a partir de um criterioso processo de avaliação dos instrumentos propostos e de qualificação desta atividade. Atualmente, a Resolução CFP nº 31/2022 estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo e regulamenta o Satepsi.
O ano de 2023 celebra as duas décadas de lançamento do Sistema desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia para avaliar a qualidade técnica e científica de instrumentos psicológicos para uso profissional.
O trabalho conta com o apoio da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP/CFP) que, além de conduzir o processo de avaliação dos instrumentos submetidos ao Satepsi, também tem como função discutir e propor diretrizes, normas e resoluções na área.

Com informações do site https://site.cfp.org.br/cfp-publica-lista-de-pareceristas-do-satepsi-2/