Por que vale a pena cursar uma graduação em Farmácia? 5 motivos para escolher o curso

Empregabilidade e alto impacto social são alguns dos pontos de destaque da profissão

21 de novembro de 2023

Já imaginou ajudar a produzir um novo medicamento que pode ser revolucionário para a área da saúde? Ou quem sabe pesquisar sobre novas fórmulas para melhorar a qualidade de vida de pacientes com diferentes patologias? A graduação em Farmácia traz a oportunidade para os estudantes desenvolverem competências técnicas importantes para a indústria farmacêutica e também habilidades que os colocam em destaque no mercado, seja nas áreas de pesquisa ou de manipulação de medicamentos.

Se você se interessa pela Farmácia, mas ainda tem dúvidas se vale a pena cursar uma graduação na área, nós selecionamos 5 motivos para ajudar na sua decisão. Confira:

1) Ampla Variedade de áreas de atuação

A Farmácia não se limita à tradicional imagem de farmacêuticos em balcões. Com a graduação, você pode explorar diversas especializações, incluindo farmácia hospitalar, análises clínicas, indústria farmacêutica, pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. A diversidade de opções permite que você escolha um caminho que melhor se encaixe aos seus interesses.

2) Contribuição Direta para a Saúde Pública

Os farmacêuticos desempenham um papel crucial na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Seja orientando pacientes sobre o uso adequado de medicamentos ou participando ativamente em campanhas de saúde pública, a profissão oferece a oportunidade de fazer uma diferença significativa na vida das pessoas.

3) Desenvolvimento de Habilidades Práticas e Técnicas

Ao longo do curso de Farmácia, você adquire habilidades práticas essenciais, desde a manipulação de medicamentos até a interpretação de exames laboratoriais. A combinação de teoria e prática permite que você esteja preparado para enfrentar os desafios antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho.

4) Setor em Constante Evolução

A área farmacêutica está sempre evoluindo com avanços tecnológicos e científicos. Isso significa que, como farmacêutico, você estará envolvido em um campo dinâmico, proporcionando oportunidades contínuas de aprendizado e crescimento profissional.

5) Mercado de Trabalho em crescimento

Com a crescente preocupação com a saúde por parte da população brasileira, especialmente após a pandemia, a demanda por profissionais farmacêuticos está em ascensão. A alta empregabilidade também é um ponto que destaca a profissão dentro da área da saúde. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) revelam que 94,3% dos farmacêuticos do país estão empregados. O salário médio de um profissional de Farmácia, segundo dados do Ministério do Trabalho, gira em torno de R$ 3.250, podendo chegar até R$ 9 mil, como é o caso da área de Cosmetologia. A estabilidade do mercado de trabalho e as diversas opções de atuação são fatores que tornam a graduação em Farmácia uma escolha promissora. Na Atitus, temos uma conexão radical com o mercado e nossos alunos encaram desafios que os preparam de verdade para se destacarem no setor. Clique aqui e conheça outros diferenciais da nossa Graduação em Farmácia!