Por que o Direito é a porta de entrada para passar em um concurso?

Jovens buscam graduação para ter contato com questões jurídicas e melhor preparação

Tempo estimado de leitura: .

19 de setembro de 2023

Estabilidade, altos salários e benefícios como plano de saúde. Quem não gostaria de iniciar uma carreira profissional com tudo isso? Pois esses são alguns dos motivos apontados por especialistas para o aumento da procura por concursos públicos entre os mais jovens

Os chamados millennials, pessoas nascidas entre a década de 80 e o começo dos anos 2000, representam a maioria dos candidatos a uma vaga no serviço público no país, segundo um levantamento feito pela plataforma Gran Cursos Online, com base nos dados de buscas e candidaturas. De acordo com a pesquisa, 28% dos candidatos a cargos públicos estão na faixa entre 18 e 24 anos.

Quem investe em uma rotina de estudos para concursos, precisa se organizar para dar conta dos muitos conteúdos cobrados nas provas, em especial às questões que abordam assuntos jurídicos. É nesse momento que um estudante ou egresso de um curso de Direito têm um diferencial em comparação aos outros candidatos. Como a preparação para as avaliações envolvem muita leitura e também uma atualização constante, ter intimidade com a linguagem jurídica e uma convivência nos ambientes de atuação dos advogados garantem uma melhor preparação. 

Na graduação em Direito da Atitus, o corpo docente conta com juízes, promotores e procuradores públicos, que compartilham com os alunos um pouco de seus cotidianos e experiências nas áreas de atuação. Combinando tradição e tecnologia, o curso oportuniza aos estudantes o contato com a comunidade por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (Nujur), que presta consultoria jurídica gratuita em diferentes áreas do Direito, como cível, família, trabalhista, previdenciário, criança e adolescente, trânsito e administrativo. Mais um espaço para exercitar a prática e também ganhar conhecimento que fará a diferença em um processo como o concurso público. 

>> Direito empresarial: entenda porque investir nesse ramo pode ser uma ótima ideia

“Em sala de aula, é trabalhada, em todas as disciplinas teóricas, a resolução de questões de concursos. Inclusive, a atividade é prevista no plano de ensino para garantir uma preparação prévia pelo aluno. Também temos uma oficina semestral sobre interpretação de questões, com convidado externo”, informa Maria Cláudia Felten, coordenadora do curso. 

São várias as opções na área do Direito nas esferas municipais, estaduais e federais. Para a maioria, não é exigida experiência profissional. Entretanto é importante aproveitar ao máximo o conteúdo promovido ao longo da graduação e também buscar grupos de estudo e aplicação desde os primeiros semestres, pois isso pode garantir uma vaga no setor público antes mesmo da conclusão do curso.

Você está pronto para o desafio do concurso público? Na Atitus, a gente te prepara para o futuro.

Mais Acessados

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023