Por que cursar Engenharia Mecânica

Profissão está em alta no setor industrial do país

Tempo estimado de leitura: .

22 de setembro de 2023

A área das engenharias oferece diversas possibilidades para os estudantes. De acordo com o Ministério da Educação, são 21 áreas de atuação. Mesmo com tantas opções, o Brasil viu crescer o interesse pela Engenharia Mecânica nos últimos anos. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que o setor industrial, onde atuam muitos profissionais com essa formação, é responsável por empregar 9,7 milhões de brasileiros com diferentes formações.

A graduação em Engenharia Mecânica oferece formação especializada na aplicação dos princípios da mecânica e da física. O futuro engenheiro mecânico aprende como projetar, a desenvolver e a testar os mais variados tipos de maquinários. Isso possibilita que ele atue em segmentos industriais como o automotivo e o aeroespacial. 

Conheça os diferenciais dos cursos da Atitus

O cotidiano de trabalho da Engenharia Mecânica inclui a projeção de peças, equipamentos e sistemas mecânicos, além da análise e solução de problemas de execução. Também é parte do mercado o desenvolvimento de novos produtos e a supervisão de equipes de produção. O gosto pela matemática é um pré-requisito, mas o interesse por colocar a mão na massa também é uma característica que garante sucesso no curso e no mercado de trabalho.

Por ser uma área com muitas novidades tecnológicas, é necessário estar sempre de olho nas tendências mundiais dentro do segmento da Engenharia Mecânica. A remuneração também é um atrativo nessa profissão: o salário médio inicial de um engenheiro mecânico é de cerca de R$ 7 mil, mas o valor pode ser ainda mais alto conforme a jornada de trabalho e a empresa de atuação. 

Estude na Atitus 

A Atitus, uma faculdade inovadora, oferta a graduação em Engenharia Mecânica no campus de Passo Fundo com os seguintes diferenciais: a aceleradora de carreiras, a disciplina de desafios e conexão com grandes players do mercado. Aqui, a formação desde o início é voltada para o mercado de trabalho e ajuda o futuro profissional a desenvolver habilidades essenciais para o crescimento. 

>> Ficou interessado? Então clique aqui e veja como cursar a graduação em Engenharia Mecânica

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023