Por que a Psicologia está entre os cursos mais procurados?

Aumento do interesse da população por assuntos relacionados à saúde mental é dos pontos de destaque

Tempo estimado de leitura: .

19 de setembro de 2023

Recentemente, o Google realizou uma pesquisa com estudantes para avaliar os cursos mais atrativos para quem está em busca de uma graduação. O primeiro lugar, mantendo uma tradição de algumas décadas, ficou com a Medicina. A segunda colocação, no entanto, surpreendeu: a Psicologia está cada vez mais no radar dos futuros graduandos. 

Um dos motivos para o crescimento do interesse pela área é a importância que temas ligados à saúde mental ganhou nos últimos anos, em especial após a pandemia de Covid-19. Depressão e estresse estão entre os temas mais buscados na internet e inclusive o mundo corporativo tem se preocupado com o aumento de casos desses transtornos entre colaboradores. 

Isso torna a presença de um profissional da psicologia indispensável para garantir um ambiente saudável de trabalho. De acordo com o Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros relataram alguma deterioração na saúde mental em 2020. Foi a quinta maior alta entre os 30 países pesquisados.

Ter um psicólogo capacitado dentro dos ambientes de trabalho traz benefícios em diferentes pontos da empresa. De acordo com a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Atitus Campus Porto Alegre, Júlia Schneider Protas, os conhecimentos desta ciência respaldam o pensar e o construir nas relações, sejam elas entre pessoas ou entre pessoas e instituições.

>> Pesquisa destaca papel de psicólogas na notificação de casos de violência sexual

“A Psicologia pode atuar desde a parte de recrutamento e seleção de funcionários, treinamento, desenvolvimento de carreira e estratégias de promoção à saúde mental do trabalhador. Passamos boa parte da nossa vida trabalhando. Um trabalho vinculado, com propósito, que respeita as pessoas e suas características possui um impacto muito positivo em termos de motivação, criatividade e qualidade no trabalho”, avalia. 

Focada em preparar psicólogos e psicólogas preparados para atuarem em diferentes contextos, a graduação em psicologia da Atitus Educação oferece, além do corpo docente atualizado e atuante no mercado, o diferencial da Aceleredadora de Carreiras. Júlia acredita que as possibilidades oferecidas pelos estágios e as parcerias com empresas importantes da região são grandes colaboradoras para o processo formativo de novos psicólogos. 

“Penso que a preparação de um psicólogo para o mercado de trabalho deve ser pautada nas bases científicas e éticas da profissão, costurando com a possibilidade de experiências de uma psicologia real, do mercado, com a possibilidade de inserção em empresas e clínicas afins na etapa dos estágios obrigatórios. Um psicólogo deve ser capaz de realizar uma ‘leitura’ da realidade e desenvolver uma estratégia de intervenção criativa e efetiva, e essas habilidades serão desenvolvidas apenas com a experiência vivencial de estar inserido no mercado de trabalho”, conclui a coordenadora. 

>> Psicologia & inovações tecnológicas: um campo a ser explorado

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023