Por que a Enfermagem vai além de trabalhar em hospitais?

Atuação desse profissional, antes de tudo, tem foco no cuidado humano

Tempo estimado de leitura: .

22 de agosto de 2023

Quando se imagina um enfermeiro ou enfermeira, o mais comum é a imagem de alguém em uma sala hospitalar. A atuação desse profissional da saúde, porém, tem foco no humano, muito além de apenas o ambiente de hospitais. A própria graduação da Atitus contempla diferentes atuações possíveis para a Enfermagem.

A profissão é milenar e evolui constantemente. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), são mais de 60 campos para atuação e especialização de enfermeiros. Ainda assim, a atuação é diferente se ocorre em clínicas, laboratórios, centros de saúde ou até mesmo com cuidados em casa – o chamado home care.

>>5 coisas que você precisa saber antes de cursar enfermagem

Também é comum o trabalho do enfermeiro com gestão. Isso se deve à formação de profissionais com visão sistêmica, capazes de compreender o trabalho de outras funções como médicos e técnicos. Por isso, a área de auditoria é um caminho para os enfermeiros trabalharem com controle de projetos e inspeção do uso de materiais e medicamentos, por exemplo.

O Ministério da Saúde aponta que a área da saúde no Brasil é composta por 6,6 milhões de profissionais. Desses, 2,7 milhões são da área de enfermagem, entre auxiliares, técnicos e enfermeiros ou enfermeiras – segundo dados do Cofen, em julho de 2022. Esse número revela um crescimento de mais de 66% nesse contingente em apenas nove anos.

>>Descubra as inovações que estão transformando a área médica no Brasil

Entretanto, o trabalho de liderança de equipes de planejamento e gerenciamento de atividades e serviços é exclusivo de enfermeiros. A Lei 7.498/86 estabelece como é diferente a atuação deste profissional em relação a um técnico em Enfermagem, que podem compor times liderados por enfermeiros.

Na Atitus, a formação dos alunos de Enfermagem é generalista, com olhar humanístico e crítico para as competências e habilidades que cada nível de complexidade de atenção à saúde.

Atuação da Enfermagem*

  • 59,3% no setor público;
  • 31,8% no setor privado;
  • 14,6% com filantropia;
  • 8,2% em atividades de ensino.

Dados: Cofen (2022)

*O percentual total ultrapassa 100%, já que há profissionais que trabalham em mais de um setor.

Mais Acessados

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023