O uso da criatividade para resolver problemas na Arquitetura e Urbanismo

Tempo estimado de leitura: .

21 de agosto de 2023

O isolamento social, o trabalho e o ensino no formato remoto, acelerados pela pandemia de Covid-19, fizeram muitos brasileiros buscarem um lugar mais confortável e amplo para viver. E o conforto foi acentuado por projetos que tornam as residências mais funcionais para quem atua no home office. E mais trabalho pede também mais qualificação profissional. 

Aqui na Atitus, o mestrado em Arquitetura e Urbanismo se concentra nos Projetos, o primeiro passo para a realização de uma construção ou reforma. Além de preparar os mestrandos para a docência e a pesquisa acadêmica, nossa proposta tem foco em fazer o aluno pensar em soluções aplicáveis para o espaço urbano de diferentes modelos de cidade.

As disciplinas ofertadas no mestrado instigam os alunos a entenderem melhor o local onde vivem. 

“Quando um aluno está em dúvida sobre o que pesquisar, digo que ele deve ‘olhar para o próprio quintal’. É observando um ambiente já conhecido que obtemos melhores resultados e podemos modificar a realidade onde estamos inseridos”, comenta o coordenador do curso stricto sensu, Dirceu Piccinato Júnior.

Dirceu destaca como principal diferencial do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Atitus a capacidade do corpo docente desenvolver métodos que permitem que os alunos repensem suas estratégias, propondo planos de ação que realmente oferecem um novo olhar para os mestrandos. 

“Nossas disciplinas têm o propósito de desenvolver uma nova habilidade junto aos nossos mestrandos. Nossa equipe tem o esforço de olhar para cada disciplina e tornar cada uma delas uma base de formação dos nossos futuros mestres.”, informa o coordenador.

Pensando nos perfis dos nossos alunos, sejam eles empreendedores ou jovens egressos, nosso mestrado oferece aulas em horários noturnos e também disciplinas em formato condensado e concentrado, em que o aluno tem encontros mensais que duram uma semana, ou ainda encontros quinzenais nas sextas-feiras à noite e nas manhãs de sábados. 

Como a maioria dos mestrandos já atua no mercado de trabalho, essa flexibilidade de horários e dias é primordial para seguirem com seus estudos. A ideia central do nosso Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ) é entregar conteúdos que realmente possibilitem novas perspectivas para as carreiras dos pós-graduandos.

“Também temos disciplinas em formato híbrido, principalmente focadas em tecnologia, que é uma das nossas linhas de pesquisa. O on-line permite ao professor executar melhor as explicações e as aplicações sobre um software, por exemplo”, lembra Dirceu. 

Os horários flexíveis e a conexão radical com o mercado, e também com os estudos acadêmicos, são diferenciais que já geraram bons frutos, inclusive dentro do nosso corpo docente. O professor da graduação em Engenharia Civil, Juliano Lima da Silva começou sua jornada profissional encantado com a inovação na construção, com foco no mundo do Building Information Modeling (BIM). Em 2017, dando sequência aos estudos, iniciou o mestrado em Arquitetura e Urbanismo aqui na Atitus. 

“Foi uma etapa crucial da minha jornada acadêmica e tive a oportunidade de realizar estágios de docência em disciplinas com a Profa. Dra. Andréa Mussi, minha orientadora”, relembra o engenheiro, que deu o start em sua trajetória docente no dia da defesa da dissertação, quando realizou a entrevista para a vaga de professor. Desde então, ele ministra disciplinas relacionadas à Desenho para Engenharia, Infraestrutura Urbana, Projeto de Edificações, Método dos Elementos Finitos, Tecnologias de Informação e Comunicação. O aprendizado adquirido no mestrado, segundo Juliano, foi essencial para o desenvolvimento de seu trabalho em sala de aula. 

“Uma das minhas principais motivações é mostrar aos alunos o quão incríveis são suas capacidades para criar soluções, desenvolver ferramentas próprias e personalizar os processos de projeto, de serem independentes para resolver problemas complexos”, conclui. 

Já pensou em elaborar um aplicativo ou uma nova técnica para auxiliar na criação de projetos arquitetônicos que mudam a vida das pessoas? Aqui no mestrado da Atitus você pode!

Mais Acessados

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023