O que esperar de um curso de Medicina?

Uma das profissões mais procuradas do mercado exige muito estudo e atualização constante

19 de setembro de 2023

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o país tem hoje 388 cursos de Medicina espalhados por instituições públicas e privadas. Uma das mais tradicionais profissões do mercado chama a atenção de estudantes, em especial pela possibilidade de auxiliar na cura de doenças e também dedicar-se a melhoria de diagnósticos e tratamentos. Mas para chegar nesse ponto da carreira, é preciso muita dedicação.

A formação de um médico é bem complexa, já que esses profissionais irão trabalhar diretamente com a saúde das pessoas. O corpo humano é uma máquina que demanda muita atenção e cuidado e isso só é alcançado com muito estudo. O curso, que dura em média 6 anos, exige dedicação do estudante em todas as suas fases, com aulas em período integral e atividades práticas acompanhadas por professores.

>> Descubra as inovações que estão transformando a área médica no Brasil

Na Graduação em Medicina da Atitus, o corpo docente é composto por profissionais com vasta experiência prática e acadêmica, mas que também prezam pelo desenvolvimento de habilidades que vão além de um conhecimento profundo da teoria.

“A Atitus preza muito pelos valores de inovação e empreendedorismo em todas as áreas. A Medicina é um curso muito tradicional e só agora começamos a entender a necessidade que o profissional médico tem de desenvolver as softs skills, por exemplo. O preparo do nosso aluno não é só na questão técnica, mas capacitá-los para outras habilidades importantes para o trabalho médico.”, afirma o coordenador do curso de Medicina da Atitus, Lucas Duda Schmitz.

ResidênciaUm dos diferenciais da Medicina para outros cursos é a obrigatoriedade do chamado período de residência. Após concluir a faculdade, o médico inicia uma etapa de estudos e práticas dentro da especialidade escolhida que dura cerca de 2 anos e exige um processo seletivo. Na Atitus, a parceria com instituições renomadas, como o Hospital de Clínica de Passo Fundo e a Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre, garante uma jornada de formação próxima do que há de mais moderno na área médica. Outro destaque fica por conta da plataforma Medcel, do grupo Afya, que a instituição disponibiliza para seus alunos. Nela, é possível ter acesso a conteúdo como aulas, questões de prova e outros materiais de apoio para que os estudantes de Medicina possam atingir a excelência das habilidades médicas.