Muito além da clínica: conheça áreas de atuação da Medicina Veterinária

Pesquisa e controle de zoonoses são algumas das possibilidades profissionais

Tempo estimado de leitura: .

27 de setembro de 2023

A Medicina Veterinária é uma profissão que vai muito além de atender em consultórios e clínicas. Quem é apaixonado por animais e tem interesse em ingressar nessa área vai encontrar uma variedade de áreas de atuação, que vão desde a saúde animal até a pesquisa científica. 

Da saúde pública, atuação em laboratórios ou até mesmo dedicação em pesquisa na área, ser médico veterinário abre caminhos para diferentes oportunidades no mercado. Veja abaixo algumas delas:

Medicina Veterinária de Animais Silvestres

Os médicos veterinários que optam por essa área trabalham com animais selvagens, exóticos e em risco de extinção. Eles se envolvem na reabilitação, conservação e pesquisa para proteger essas espécies e seus habitats.

>> Por onde começar a construir a carreira na Medicina Veterinária?

Zoológicos e Aquários

Nesses ambientes, os médicos veterinários cuidam da saúde dos animais mantidos em cativeiro, garantindo que tenham as melhores condições de vida possíveis. Eles desempenham um papel vital na educação do público sobre conservação e a biodiversidade.

Saúde Pública 

Nessa área, os profissionais atuam na monitoração e controle das zoonoses. Eles também estão envolvidos em inspeções de alimentos de origem animal, garantindo a segurança alimentar da população.

Pesquisa e Desenvolvimento

Médicos veterinários também têm a oportunidade de se dedicar à pesquisa científica. Eles podem trabalhar em laboratórios, universidades e indústrias farmacêuticas, contribuindo para avanços na medicina animal e no desenvolvimento de novos tratamentos.

Patologia Veterinária

Os patologistas veterinários estudam tecidos e fluidos corporais para diagnosticar doenças em animais. Esse trabalho é fundamental para entender as causas das doenças e aprimorar os métodos de tratamento.

Anestesiologia e Cirurgia

Especialistas nesta área realizam cirurgias complexas em animais, desde procedimentos ortopédicos até cirurgias cardíacas. Eles também são responsáveis pelo gerenciamento da anestesia durante os procedimentos.

Escola AgroEssas são apenas algumas das opções de atuação da área. Na Atitus Educação, o curso de Medicina Veterinária, no campus de Passo Fundo, busca conectar estudantes com os desafios reais do mercado de trabalho e em busca de inovação e profissionais capacitados para o dia a dia da profissão, além de professores qualificados e experientes no mercado.

Mais Acessados

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023