Mestre em Engenharia Civil pela Atitus conquista prêmio nacional por dissertação

Pesquisa foi reconhecida pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)

Tempo estimado de leitura: .

26 de outubro de 2023

A dissertação do mestre em Engenharia Civil pela Atitus, Rodrigo Henryque Reginato Quevedo Melo, conquistou reconhecimento nacional pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Seu trabalho, intitulado “Avaliação da formação da etringita tardia (DEF) em laboratório e monitoramento de concretos no tempo”, recebeu Menção Honrosa na área de Materiais e Técnicas. A pesquisa se destacou entre todas as dissertações brasileiras na área defendidas entre 2021 e 2022.

O prêmio foi entregue durante o Congresso Brasileiro do Concreto, que ocorreu nos dias 18 a 21 de outubro, em Florianópolis. O evento é considerado o maior fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto. Nesta edição, o Congresso teve como tema “Concretizando a inovação e a sustentabilidade”.

O trabalho teve orientação da professora e coordenadora do Mestrado em Engenharia Civil da Atitus, Francieli Tiecher Bonsembiante e Nicole Pagan Hasparyk, de Furnas Centrais Elétricas. A pesquisa abordou um tópico crucial para a Engenharia Civil na área de durabilidade das estruturas de concreto, analisando a formação da etringita tardia (DEF) em laboratório, e monitorando o impacto da DEF no comportamento físico e mecânico das estruturas ao longo do tempo. A discussão aborda a fissuração do concreto e a redução de suas propriedades mecânicas ocasionadas pela DEF, afetando a segurança e a durabilidade das estruturas.

O engenheiro expressou sua satisfação com o reconhecimento de seu trabalho. “Receber o prêmio de Menção Honrosa pela minha dissertação de mestrado é o reconhecimento de muitas horas de estudo, dedicação e trabalho árduo, visando contribuir significativamente para nossa área com o desenvolvimento de um trabalho com elevada qualidade e importância”, disse. Para ele, competir em um panorama nacional, medindo esforços com pesquisadores de outras instituições de renome, destaca o rigor e a importância da pesquisa científica realizada na Atitus.

A contribuição das orientadoras, Francieli e Nicole Pagan Hasparyk, também foi destacada por Rodrigo. “A sabedoria, orientação e inabalável apoio das orientadoras foram essenciais na realização desta pesquisa e nos resultados obtidos. Este prêmio, além de simbolizar nossa conquista coletiva, também reforça nosso contínuo propósito de avançar e aprimorar o campo da pesquisa na engenharia civil para a melhoria das práticas construtivas”, acrescentou.

Para a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Atitus, Caliane Almeida, a premiação reforça a qualidade das pesquisas científicas desenvolvidas nos mestrados e doutorado da Atitus, voltadas à solução de problemas e demandas reais da sociedade e diferentes áreas de atuação profissional.

A pesquisa teve apoio do Projeto de P&D+i ELETROBRAS Furnas ANEEL, intitulado “Metodologias e infraestrutura tecnológica para aperfeiçoamento das avaliações de confiabilidade e otimização de empreendimentos de energia” (PD0394-1504-2015), no âmbito do subprojeto “Reações Expansivas” coordenado pela Dra. Nicole Pagan Hasparyk.

premio-mestre.jpg

Mais Acessados

... Notícias

Medicina Atitus 2024/1:  2ª chamada de aprovados no processo seletivo

27 de novembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023