Medicina na tela: 5 filmes e séries sobre a área médica

Desafios da profissão inspiraram várias produções para o cinema

27 de setembro de 2023

Os filmes e séries podem ser um prato cheio para conhecer o cotidiano de algumas profissões. A Medicina, área de atuação que atrai muitos estudantes pelo seu amplo leque de possibilidades de atuação e mercado de trabalho, já rendeu muito na ficção e proporcionou aos espectadores histórias emocionantes e que trazem importantes lições de vida em seus roteiros.

Médicos que utilizam abordagens incomuns e até os primórdios da profissão já ganharam as telas e conquistaram os espectadores. Produções de diferentes países, inclusive o Brasil, dedicaram-se a retratar a realidade de hospitais e clínicas com seus desafios e conquistas, fazendo com que muitos jovens estudantes se interessem pela área da saúde a partir das histórias que assistem em filmes e séries.

>> Humanização na saúde é tema de episódio do Atitus Talks, o podcast da Atitus; ouça

Para unir arte e conhecimento, fizemos uma seleção de 5 filmes e séries sobre a área médica para você assistir e se inspirar. Confira:

1) Patch Adams – O Amor é contagioso
Direção: Tom Shadyac

Um médico incomum usa métodos pouco convencionais para tratar seus pacientes e enfatiza a importância do cuidado emocional na medicina. A atuação de Robin Williams como o protagonista rendeu prêmios ao ator e uma das performances mais marcantes de sua carreira. Disponível na plataforma Amazon Prime.

2) Tempo de despertar
Direção: Penny Marshall

Baseado em uma história real, o filme conta a história de um médico neurologista que trabalha em um hospital psiquiátrico onde vários pacientes estão aparentemente catatônicos. Para ele, esses pacientes parecem estar apenas adormecidos, e seu grande desafio é conseguir despertá-los por meio do uso de um medicamento experimental. Disponível na plataforma Amazon Prime.

3) O Físico
Direção: Philipp Stölzl

Baseado no romance homônimo escrito por Noah Gordon e ambientado na Inglaterra medieval, o filme segue a jornada de um jovem que, após perder a mãe, passa a viver com um homem conhecido por trabalhar com pessoas doentes. Apesar dos ensinamentos de seu cuidador, o jovem vai em busca de mais conhecimento para realizar o sonho de tornar-se médico. Disponível na plataforma Amazon Prime.

4) Sob Pressão

Disponível na plataforma Globoplay, esta série premiada apresenta o cotidiano de uma emergência de um hospital público ao acompanhar a trajetória de dois médicos que lutam pela vida de seus pacientes mesmo com condições precárias de trabalho. As atuações de Marjorie Estiano e Júlio Andrade renderam ótimas críticas, além do roteiro inteligente e da abordagem competente de temas como violência contra a mulher e a adoção.

5) The Good Doctor

Estrelada pelo ator Freddie Highmore, a série acompanha o trabalho do jovem médico Shaun Murphy. Com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e vindo do interior, ele encara o desafio de atuar em um renomado hospital, além de ter que lidar com questões sociais que não são nada confortáveis. Com delicadeza e ótimos diálogos, a série conquistou fãs em vários países e pode ser conferida na plataforma Globoplay.

Agora é preparar a pipoca e aproveitar essas dicas. Mas antes, que tal conhecer mais sobre a nossa graduação em Medicina? Clique aqui e confira os diferenciais do curso na Atitus.Aqui na Atitus, nossos alunos contam com um ecossistema de aprendizagem que busca o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentais, com foco na formação de profissionais médicos qualificados, empáticos e humanizados. Também disponibilizamos uma plataforma de estudos para enriquecer ainda mais o aprendizado dos nossos futuros médicos.