Estagiando: Explorando o mundo da Psicologia por meio dos primeiros estágios

Acadêmica fala sobre suas experiências na área durante a faculdade

Tempo estimado de leitura: .

03 de maio de 2023

Você já parou para pensar como os estágios podem ser um diferencial na construção da carreira profissional? A partir de suas experiências na área da Psicologia, a acadêmica da Atitus, Tanise Siscate Nervo, compartilha como essas vivências práticas contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências para o sucesso na profissão. Em mais um conteúdo da série Estagiando, vamos conhecer a história da aluna que defende a prática como um importante passo para aplicar e aprimorar os conhecimentos adquiridos durante a graduação.

A acadêmica conta que a escolha pelo curso de Psicologia foi feita pela afinidade com a área. “Sempre gostei da área da saúde, bem como de leituras relacionadas ao comportamento humano e à psicologia. Foi quando despertei meu interesse pelo curso, que aborda temas importantes na vida de todos nós, além de estar cada vez mais em ascensão”, salienta Tanise.

Já na faculdade, os primeiros estágios, até mesmo os da grade curricular, foram compartilhados pela aluna. “Até o momento minhas experiências de estágio estão sendo ótimas. No estágio Básico I, tive a oportunidade de participar da criação e desenvolvimento das atividades do Sinapsi, que estava começando o seu trabalho”, explica.

No estágio Básico II, Tanise teve os primeiros contatos com a psicologia clínica. “Tive a oportunidade de observar atendimentos individuais no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), por meio da sala de espelho e posteriormente discutir os mesmos com a equipe”, destaca a acadêmica do campus Mont’Serrat. Agora, no estágio atual, a estudante conta que está realizada por tudo que está aprendendo. “Posso dizer que é uma riqueza de conhecimento ímpar. Se trata de uma clínica psiquiátrica com pronto atendimento, o Centro Interdisciplinar de Saúde Mental (CISAME)”, pontua.

“Lá tenho oportunidade de praticar a psicologia clínica tanto no contexto de internação (pacientes agudos), quanto no contexto ambulatorial (pacientes fora da crise). Manejos distintos que me trazem uma grande experiência e aprendizagem. Tendo sempre o respaldo de uma supervisão totalmente capacitada, de uma psicóloga e um psiquiatra”, completa Tanise.

A futura psicóloga acredita que realizar estágios durante a faculdade traz diversos benefícios para os acadêmicos. “É uma ótima oportunidade para se aprofundar em uma área já escolhida, conhecer locais e profissionais do meio, assim como se aprimorar em abordagens e áreas diversas”, defende ela.

Além disso, a acadêmica do nono semestre recomenda que é preciso se preparar. “Estudar muito sobre a área e abordagem que pretende trabalhar ou estudar para facilitar a escolha ajuda muito. Preparar o currículo e pesquisar locais que gostaria de se candidatar é muito importante”, disse.

Na reta final do curso, Tanise avalia como é ser aluna da Atitus e o que mais vai sentir falta depois de formada. “Só posso dizer que minha experiência como acadêmica da Atitus é maravilhosa. Me sinto em casa. Gosto da estrutura física e muito mais ainda da qualidade do ensino e dos professores, que sempre estão atualizados e disponíveis, além de serem muito atenciosos. É uma instituição muito próxima do aluno e muito pronta a resolver qualquer tipo de questão. Como é meu último ano de graduação, tenho certeza que sentirei falta de toda essa atmosfera que a Atitus nos oferece”, considerou.

Série Estagiando

Toda semana contamos histórias de alunos e egressos da Atitus que viveram experiências enriquecedoras nos estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.

Mais Acessados

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023