Ensino inovador da Atitus garante inserção dos alunos no mercado de trabalho desde o primeiro semestre

Com nanodegree, 15 alunos de Ciência da Computação foram contratados por empresa de tecnologia

18 de dezembro de 2023

No cenário educacional, a busca por métodos inovadores e alinhados com as demandas do mercado de trabalho tem se tornado uma prioridade. Nesse contexto, o curso de Ciência da Computação da Atitus se destaca ao adotar uma abordagem baseada em nanodegrees, deixando para trás o tradicional modelo de ensino por meio de disciplinas.

A proposta inovadora é desenvolvida a partir do Atitus Learning System. O curso de Ciência da Computação é o primeiro criado neste modelo de ensino que acelera a inserção do aluno no mercado de trabalho uma vez que, a cada seis meses, entrega uma micro certificação ao estudante. Em novembro, 108 alunos do curso de Ciência da Computação das unidades de Passo Fundo e Porto Alegre receberam o primeiro nanodegree da graduação.

DSC00077.JPG

Conforme o coordenador do curso em Passo Fundo, Marcos Roberto dos Santos, o primeiro nanodegree entregue é o de Desenvolvedor de Soluções Júnior. “Esta formação profissional capacita o aluno para implementar soluções voltadas à data science e soluções algorítmicas”, explica.

IMG_2553.JPG

Em Porto Alegre, o curso está situado no campus do Instituto Caldeira, um dos principais hubs de inovação do país, possibilitando que os estudantes tenham contato com profissionais de mais de 200 empresas. Segundo o coordenador, professor Eduardo Isaia Filho, o modelo desenvolve skills de acordo com as demandas atuais do mercado, uma vez que os currículos foram planejados em conjunto com empresas parceiras da IES.“ Os nanodegrees são validados por big techs parceiras ou as instaladas aqui no hub, que nos orientaram sobre as certificações que nossos estudantes devem receber”, destacou.

Desde o primeiro semestre, alunos são contratados

Esta conexão com o mercado transforma as carreiras dos estudantes desde os primeiros semestres. Em Passo Fundo, quinze alunos de Ciência da Computação foram contratados pela professora Vitória da Costa Paczek, gerente de projetos de TI na Spread e formada em Sistemas de Informação pela Atitus. Na sua visão, a docente destaca que a inserção antecipada no mercado de trabalho proporciona uma formação mais robusta e uma bagagem profissional significativa.

Responsável pela contratação, ela ressalta que a empresa busca profissionais de tecnologia com habilidades específicas, e o curso da Atitus tem sido uma fonte significativa de talentos. “Na minha gerência, trabalhamos forte com testes de qualidade e análise de defeitos na maior Telecom do Brasil”, revela a professora Vitória, ao ressaltar que todos os contratados atuarão na área de qualidade, com foco especial na automação de testes.

Um dos alunos contratados é Anderson Bohnemberger. No segundo semestre do curso de Ciência da Computação, ele destaca a inserção rápida com a conquista da primeira micro certificação: “Foi muito gratificante para mim ter a honra de trabalhar na área em menos de um ano de faculdade, trabalho como testador junior na Spread tecnologia e queria agradecer à Vitória que me proporcionou essa oportunidade e à Atitus pelos conhecimentos necessários logo nos primeiros semestres”, disse.

Para a aluna do campus Caldeira, em Porto Alegre, Ana Karolina Maciel, a certificação semestral representa uma oportunidade significativa de consolidar todo o conhecimento adquirido, proporcionando um registro tangível do progresso no curso. “Essa certificação não apenas valida nosso papel como estudantes, mas também nos permite reconhecer de maneira mais clara nosso processo e crescimento profissional”, afirmou ao explicar que, ao utilizar o conhecimento no mercado de trabalho é possível demonstrar a aplicabilidade prática do conhecimento adquirido. “Essa habilidade de transferir efetivamente nossas competências para a prática fortalece ainda mais nossa confiança e destaca a relevância do aprendizado contínuo em nossa trajetória profissional”, conclui.