Engenharia Elétrica: Conheça 5 áreas em alta no mercado

Curso de graduação da Atitus prepara o futuro engenheiro eletricista para atuar com energias renováveis e telecomunicações, áreas em exponencial crescimento no país

18 de agosto de 2023

Você sabe o que faz um profissional de Engenharia Elétrica? Pois esse curso ocupa lugar de destaque aqui na grade da Atitus Educação, justamente por se tratar de uma área diretamente ligada ao futuro do planeta, já que envolve campos como energias renováveis e, até mesmo, automação de ambientes como casas e escritórios. Neste texto, destacamos cinco áreas em alta neste mercado.

Mas, antes, vamos conhecer um pouco mais sobre essa profissão. Aqui na Atitus Educação, os futuros engenheiros eletricistas têm acesso a um currículo que abrange pontos como eletrônica, sistemas de potência, telecomunicações e controle e automação. A coordenadora do nosso curso, Amanda Dornelles, afirma que há uma preocupação em manter os conteúdos sempre atualizados com os avanços tecnológicos e, ainda, com as necessidades do mercado.

“Oferecemos laboratórios com ótima infraestrutura e equipamentos, além de um corpo docente qualificado e em conexão com o mercado. A área de Engenharia Elétrica está em constante evolução, com avanços tecnológicos rápidos e contínuos. Um dos diferenciais que temos aqui na Atitus é a inclusão de disciplinas que abordam tecnologias emergentes, como inteligência artificial, internet das coisas e energia renovável, preparando os alunos para os desafios do futuro”, explica.

Que tal conhecer o nosso curso de Engenharia Elétrica?

Oportunidades de estágio para engenharia elétrica e parcerias com a indústria

Por conta de uma radical conexão com as demandas do mercado, a nossa graduação em Engenharia Elétrica mantém parcerias com importantes empresas e indústrias, oportunizando estágios para nossos alunos desde o início do curso. Isso permite que eles apliquem seus conhecimentos na prática, tenham contato com problemas reais da indústria e estabeleçam contatos profissionais que podem facilitar a inserção no mercado de trabalho após a graduação.

Agora que você já sabe mais sobre a profissão, que tal conhecer cinco áreas em alta no mercado da Engenharia Elétrica?

Energias renováveis: com a transição para fontes de energia mais limpas – como a solar e a eólica –, há uma crescente demanda por engenheiros eletricistas especializados em energias renováveis. Eles podem trabalhar no projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas de geração de energia solar, eólica e outras formas de energia renovável.

Sistemas de energia e distribuição: engenheiros eletricistas são fundamentais para projeto, implementação e gerenciamento de sistemas de energia elétrica, incluindo redes de transmissão e distribuição. Com o aumento da demanda por eletricidade e a necessidade de modernizar e expandir as infraestruturas elétricas existentes, há uma necessidade crescente de profissionais qualificados nessa área.

Automação e controle: engenheiros eletricistas são responsáveis pelo projeto, implementação e manutenção de sistemas de automação e controle em indústrias como manufatura, petróleo e gás e automotiva.

Eletrônica e sistemas embarcados: há uma crescente demanda por engenheiros eletricistas com conhecimentos em eletrônica e sistemas embarcados. Esses profissionais podem trabalhar no projeto e desenvolvimento de dispositivos eletrônicos, sistemas embarcados, Internet das Coisas (IoT), dispositivos médicos, entre outros.

Telecomunicações: existe demanda com o crescimento das redes de comunicação móvel, fibra óptica, internet de alta velocidade e serviços de streaming. Engenheiros eletricistas podem atuar no projeto, desenvolvimento e manutenção de infraestruturas de telecomunicações e sistemas de comunicação.

Faça Engenharia Elétrica na Atitus e assuma o controle do seu futuro.