Engenharia Civil: saiba mais sobre o curso e a carreira nessa área

Tecnologia e sustentabilidade são algumas tendências da profissão

21 de novembro de 2023

Se você já passou diante de uma obra e se perguntou como são projetadas aquelas estruturas de dimensões impressionantes, talvez a Engenharia Civil seja uma boa escolha na hora de decidir por um curso de graduação. A área pode ser a chave para desvendar o fascinante e dinâmico mundo das construções. Mas essa é apenas uma das possibilidades da carreira de engenheiro civil.

O curso de Engenharia Civil apresenta para seus alunos os princípios fundamentais da engenharia e suas aplicações no design e na construção de infraestruturas. Desde os alicerces até os acabamentos finais, os estudantes exploram disciplinas como resistência dos materiais, mecânica dos solos, hidráulica e estruturas. A graduação abrange uma variedade de disciplinas para proporcionar aos alunos uma visão completa da engenharia civil. Desde a teoria até a aplicação prática, os acadêmicos desenvolvem habilidades técnicas e analíticas.

Engana-se quem pensa que a engenharia civil é apenas sobre cálculos e desenhos. O curso também enfatiza habilidades interpessoais, comunicação eficaz e gerenciamento de projetos, preparando seus alunos para atuarem em equipes multidisciplinares, o que é cada vez mais comum no mercado. A rápida evolução da tecnologia também traz benefícios para os futuros engenheiros. Inovações como BIM (Modelagem de Informações de Construção) e simulações avançadas de projetos ajudam a obter resultados mais eficazes e econômicos nas construções. Softwares e aplicativos também colaboram para questões relacionadas à sustentabilidade, assunto cada vez mais presente na Engenharia Civil.

Mercado promissor

O mercado de trabalho para um engenheiro civil é bastante amplo e encontra-se em crescimento no Brasil. Em pesquisa lançada no ano passado, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta um crescimento de 4% para o setor nos próximos anos. Algumas áreas em que o Engenheiro Civil pode atuar são:

• Construção Civil e Urbana
  • Rodovias e Transportes
  • Saneamento
  • Estruturas e Fundações
  • Solo e Geotecnia

A Engenharia Civil gera oportunidades de emprego em empresas privadas e também órgãos públicos. Também é possível atuar como autônomo, montar seu próprio negócio ou seguir a carreira acadêmica e ministrar aulas em cursos técnicos e faculdades. Com ocurso de Engenharia Civil da Atitus Educação você poderá não apenas construir estruturas impressionantes, como também construir  carreiras duradouras e impactar comunidades. Está pronto para construir o seu futuro junto com a gente? Clique e confira os diferenciais da nossa graduação!