Enade: o que é e quem faz a prova em 2023?

Mais de 600 alunos da Atitus realizam o Enade neste ano

17 de maio de 2023

Faz parte da jornada acadêmica realizar avaliações e testes de conhecimentos e aptidões ao longo do curso. Uma dessas avaliações é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O principal objetivo do Exame é mensurar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas ao longo da graduação.

Neste ano, mais de 600 alunos da Atitus Educação, dos campi de Passo Fundo e Porto Alegre, estão aptos a realizar a prova. Os cursos envolvidos nesta edição são: Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção), Estética e Cosmética, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia.

Participam do Enade estudantes selecionados do primeiro e do último ano dos cursos em questão. Para os alunos concluintes, a participação é obrigatória e condição para a emissão do histórico escolar.

Uma boa nota no Exame aumenta o reconhecimento do curso e da própria instituição de ensino. Quanto mais bem avaliado o curso, melhor é a avaliação do diploma. Com um diploma bem avaliado, a reputação do acadêmico, futuro profissional no mercado de trabalho, também aumenta. Os resultados obtidos também produzem dados que permitem o planejamento e execução de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos e da instituição como um todo.

Para auxiliar os alunos enadistas neste processo, a Atitus Educação realiza o Enade+, um programa que promove diversas atividades ao longo do ano, como eventos exclusivos, simulados, oficinas e treinamentos. Nesse período, os estudantes são capacitados e recebem todo o apoio necessário para realizar o Enade 2023, que acontece no dia 26 de novembro.

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023