Empregabilidade dos jovens: desafios durante a jornada acadêmica

15 de dezembro de 2023

Segundo pesquisa sobre o Ensino Superior, 97,1% dos estudantes querem universidades parceiras de empresas, e quatro entre 10 universitários dizem que as instituições devem ajudar no foco da carreira. Coletados pelo Semesp em parceria com a edtech Workalove e divulgados durante o 25º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP), esses dados explicam por que os currículos e metodologias de ensino precisam estar voltados para os desafios e demandas do mercado profissional.

O processo de inserção dos jovens do ambiente acadêmico para o mercado de trabalho é um momento crucial em suas vidas. Porém, a empregabilidade não começa apenas após a graduação, mas sim durante toda a jornada acadêmica, desde o primeiro dia de aula. Por isso, desenvolver habilidades relevantes e ganhar experiência prática pode ser um fator determinante para crescer profissionalmente. Este é um desafio não somente para os estudantes, mas para as instituições de ensino, que desempenham um papel essencial na empregabilidade dos alunos.

O aconselhamento e orientação para ajudar os alunos a identificar suas paixões e direcionar seus estudos também são imprescindíveis em uma jornada de carreira. A possibilidade de aprender com base em currículos atualizados com as demandas do mercado e a oportunidade de trabalhar em um ambiente real e com conexões de valor, que proporcionam aos estudantes uma visão prática do que é esperado fora das salas de aula, permite desenvolver competências específicas e construir uma rede de contatos valiosa.

A capacidade de comunicação, empatia, trabalho em equipe, habilidades de liderança e adaptabilidade são exemplos de soft skills que destacam os profissionais, além de torná-los mais eficazes em lidar com situações complexas e desafios imprevistos. Além disso, desempenham um papel crucial na construção de relacionamentos de trabalho duradouros e na progressão da carreira. Portanto, investir no desenvolvimento e aprimoramento das soft skills é fundamental para o sucesso profissional.

Artigo assinado por Eduardo Capellari e publicado em GZH dia 14/12/23

CEO e Presidente da Atitus Educação. É graduado em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fundador da Rufus Ventures, Capellari é associado ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e VP do Transforma RS.