Employer University: academia e mercado unidos no processo de formação

Conceito presente em universidades de diversos países prepara o aluno para o trabalho desde o início da vida acadêmica até depois da formatura

Tempo estimado de leitura: .

10 de julho de 2023

Você conseguiu a tão sonhada vaga em um curso de graduação. Agora vai começar uma nova fase, de intensos desafios. Imagine viver esse momento em uma instituição em que a ligação com o mercado é direta e os conteúdos são atualizados para tornar a formação ainda mais próxima ao que o mundo do trabalho exige de um novo profissional. 

Unir academia e empresas está no cerne do conceito de employer university (universidade empregadora, em tradução livre), uma proposta que vem crescendo no Ensino Superior de diversos países e que representa um dos nossos diferenciais.

“A instituição de ensino conectada com as melhores empresas influencia no desenvolvimento profissional, à medida que foca na construção de carreira dos alunos e na inserção e na manutenção deste no mercado. Assim, garantimos a formação de profissionais alinhados às necessidades emergentes e às competências exigidas para a potencialização da empregabilidade”, esclarece Daniela Boucinhas, head de Carreiras da Atitus Educação e responsável pela Aceleradora de Carreiras, proposta da instituição lançada em março deste ano. 

Construída com base no conceito de employer university, a Aceleradora de Carreiras é um serviço destinado aos nossos alunos e egressos. Oferece suporte ao longo de toda a jornada – tanto acadêmica quanto profissional –, de forma a potencializar a empregabilidade e as experiências empreendedoras.

“Na Aceleradora, o aluno conta com a Plataforma Acelera, que reúne empregadores, divulgação de oportunidades, conteúdos relacionados à empregabilidade e ao empreendedorismo, formalização de estágios, entre outros conteúdos relevantes para a construção de carreira”, revela Daniela. 

A plataforma utilizada é a mesma presente em universidades de referência, como Yale, nos Estados Unidos. A Aceleradora de Carreiras também oferece orientações aos alunos, esclarecendo dúvidas profissionais e sobre empreendedorismo. O objetivo é estimular a construção das trajetórias dos estudantes por meio das trilhas da empregabilidade, a partir de metodologias que promovam o autoconhecimento, a exploração das possibilidades do mercado e a definição de um plano de ação e de estratégias. 

“Queremos estar, de fato, próximos do nosso aluno ao longo de toda a trajetória profissional e garantir essa conexão radical com o mercad

Mais Acessados

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023