Direito Empresarial: conheça 3 áreas de atuação

Como advogado, é possível desempenhar diferentes funções no mundo dos negócios

Tempo estimado de leitura: .

27 de setembro de 2023

O mundo dos negócios é bastante complexo e tem vivido várias revoluções na última década. Uma delas é a chegada de novos modelos de empresa, como é o caso das startups. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Startups mostrou que o número no Brasil cresceu 207% de 2015 a 2019. 

Com novos formatos, as possibilidades de empreendedorismo aumentam no mesmo ritmo que os desafios para quem quer abrir a própria empresa. É neste cenário que o Direito Empresarial – uma das possíveis áreas de atuação na carreira de advogado – ganha um papel ainda mais fundamental. Regulamentar as atividades comerciais e proporcionar um ambiente jurídico saudável para o crescimento econômico das empresas são algumas das funções deste setor.  

>> Ouça o episódio do Atitus Talks, nosso podcast,  sobre uso da Inteligência Artificial e o impacto na área jurídica  

Entre as várias áreas de atuação do Direito Empresarial, nós selecionamos três para você conhecer um pouco mais. Confira!

Direito Societário

Envolve a criação, o funcionamento e a dissolução de empresas. O advogado trabalha na elaboração de contratos sociais, estatutos e acordos de acionistas, além de questões relacionadas à governança corporativa e responsabilidade dos sócios e diretores.

Direito Contratual

Os contratos são a base das relações comerciais. Os advogados especializados em Direito Contratual auxiliam na negociação, elaboração e interpretação de contratos de compra e venda, distribuição, fornecimento, parcerias e prestação de serviços.

>> Estagiando: uma jornada de descoberta no Direito

Propriedade Intelectual

A proteção de marcas, patentes, direitos autorais e segredos comerciais de uma empresa é essencial para preservar a inovação e a competitividade. Os advogados auxiliam as empresas a registrar e proteger seus direitos de propriedade intelectual.

Faça Direito na Atitus

Se você tem interesse em atuar no Direito Empresarial ou seguir carreira em outras áreas dessa profissão, conheça o curso da Atitus, que foca na inovação. As disciplinas de desafios são um dos diferenciais que fazem da graduação em Direito da Atitus um curso inovador e com conexão radical com o mercado. Quer saber mais? Clique aqui e comece a inovar hoje mesmo! 

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023