Descubra a graduação em Ciências Contábeis

Área apresenta salários atraentes, mercado em expansão e diversas possibilidades de atuação

21 de novembro de 2023

Ter um papel fundamental na gestão financeira e contábil das organizações, contribuir para a saúde financeira e o sucesso empresarial de negócios de diferentes formatos. Estas são algumas das características do profissional de Ciências Contábeis, uma área que vem atraindo cada vez mais os estudantes. Na última edição do Censo do Ensino Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o curso de Ciências Contábeis aparece em quarto lugar na lista dos mais procurados entre os jovens brasileiros que pretendem cursar uma graduação.

No curso, os alunos aprendem sobre contabilidade financeira, tributária, de custos, auditoria e controladoria. Com os avanços tecnológicos modificando também o universo dos negócios, os futuros contadores também são formados para atuar na chamada Contabilidade 4.0, que utiliza softwares e aplicativos para facilitar a produção e avaliação de documentos, por exemplo. A duração média do curso é de quatro anos.

Salários atraentes

Os salários dos contadores variam de acordo com diversos fatores, como experiência, localização geográfica e área de atuação. No entanto, em geral, os contadores desfrutam de salários competitivos. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o salário médio de um profissional iniciante de Ciências Contábeis no Brasil está na média de R$ 6 mil

Já o mercado de trabalho para contadores está em constante expansão. Isso se deve ao fato de que a contabilidade é uma parte fundamental de qualquer organização, seja ela uma empresa, uma organização sem fins lucrativos ou mesmo órgãos governamentais. A crescente complexidade das leis fiscais e regulamentações contábeis faz com que as empresas dependam cada vez mais de profissionais qualificados em Ciências Contábeis para garantir o cumprimento das obrigações legais e manter a integridade financeira.

Veja algumas opções de áreas de atuação para os contadores:

Contabilidade Empresarial: Os contadores podem trabalhar em empresas de todos os tamanhos, gerenciando as finanças internas, preparando relatórios financeiros e garantindo a conformidade fiscal.

Auditoria: Os auditores examinam as demonstrações financeiras das organizações para verificar sua precisão e conformidade com as normas contábeis. Eles podem trabalhar em empresas de auditoria ou em departamentos internos de auditoria.

Consultoria Tributária: Contadores especializados em tributação ajudam as empresas a otimizar seus pagamentos de impostos, garantindo que aproveitem todos os benefícios fiscais disponíveis.

Perícia Contábil: Peritos contábeis são chamados para investigar fraudes financeiras e disputas legais que envolvem questões contábeis.

Docência e Pesquisa: Alguns contadores optam por seguir carreira acadêmica, lecionando em instituições de ensino superior e contribuindo para pesquisas na área.

A graduação em Ciências Contábeis da Atitus possui conceito 5 pelo Ministério da Educação e oferece aos estudantes uma sólida base de conhecimento contábil, além de abrir importantes caminhos para o mercado de trabalho. E então, vamos dar o primeiro passo nessa carreira? Vem conhecer todos os diferenciais do nosso curso!