Curso de Medicina da Atitus recebe nota máxima em avaliação do MEC

Graduação oferecida no Campus de Passo Fundo está entre as três melhor avaliadas do RS

Tempo estimado de leitura: .

27 de outubro de 2023

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o curso de Medicina da Atitus está entre os três melhor avaliados do Rio Grande do Sul. A graduação recebeu conceito 5 na avaliação de reconhecimento do MEC. Trata-se da nota mais alta possível, concedida apenas a outras duas instituições de ensino do Estado.

O resultado da avaliação foi publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de agosto. “Obter o conceito máximo na avaliação do MEC é uma conquista que mostra, acima de tudo, a seriedade com que nossa graduação em Medicina é conduzida. Atesta que os profissionais que formamos estão entre os mais bem preparados para atuar numa área de conhecimento tão relevante quanto à saúde”, destaca o CEO da Atitus, Eduardo Capellari.

A avaliação do MEC é elaborada a partir de uma criteriosa análise, que considera três dimensões nas quais se sustentam os programas de graduação: a organização didático-pedagógica, a infraestrutura e o corpo docente. Para obter a nota máxima dos avaliadores do ministério é preciso que um curso demonstre excelência em todos os pilares, incluindo inovação e práticas reconhecidamente exitosas.

“Trata-se de um processo robusto de análise, realizado por dois avaliadores externos de grande relevância nacional e que analisam detalhadamente cada dimensão. A qualidade do nosso corpo docente, nossas práticas inovadoras e a excelência de nossas políticas institucionais nos levaram a este resultado”, destaca Patrícia Klahr, diretora da Escola de Saúde da Atitus.

Infraestrutura

O primeiro dos pilares que garantiram a nota máxima obtida pela Medicina da Atitus foi a infraestrutura oferecida aos alunos durante o curso. Uma das visitas realizadas pelos avaliadores do MEC foi ao Hospital Escola Atitus, instalado no Hospital de Clínicas de Passo Fundo. É lá que os acadêmicos de Medicina realizam parte das atividades práticas do curso.

Segundo o vice-presidente acadêmico da Atitus, Luciano Reolon, esta parceria inovadora com o Hospital de Clínicas foi destaque na avaliação especialmente considerando a infraestrutura exclusiva de ensino que os alunos da Atitus tem à disposição dentro do hospital, além da disponibilidade de um grande corpo docente médico, de diversas especialidades, que possibilita uma alta qualidade nas rotações clínicas e práticas, desde os semestres iniciais,reforçando nosso posicionamento baseado no conceito Employer University, com conexão radical com o mercado.

Com um total de 320 leitos, o HC de Passo Fundo é um hospital de alta complexidade, referência para aproximadamente 150 municípios do norte gaúcho e oeste catarinense. É reconhecido como um dos 100 melhores hospitais do Brasil pela revista Newsweek. O Hospital Escola Atitus ocupa uma área de 970 m² do HC, com salas de aula, salas de estudo, sala da coordenação do curso, área de convivência e uma biblioteca virtual.

Anexo ao HC, funciona o Ambulatório Atitus Educação, com 14 consultórios médicos nos quais os acadêmicos de Medicina da Atitus realizam atividades de prática ambulatorial a partir do quinto semestre de graduação.

O Ambulatório realiza atendimentos à comunidade SUS nas áreas de Clínica Geral, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia, Neurologia, Pneumologia e Urologia.

Corpo docente

Outro pilar determinante para a excelente avaliação da graduação em Medicina da Atitus foi a qualificação do seu quadro de professores. De acordo com o coordenador do curso, Lucas Schmitz, o corpo docente alia uma forte atuação acadêmica com a atuação no mercado de Passo Fundo, referência em saúde para todo o Norte do Estado.

“Nosso corpo docente é composto por mais de 70 médicos especialistas, que garantem ao programa e às atividades do curso total proximidade com a realidade do mercado. Isso garante aos alunos uma formação mais completa, atualizada e qualificada“, destaca Lucas.

Projeto Pedagógico

A diretora da Escola de Saúde, Patrícia Klahr, destaca a importante atuação do Núcleo Docente Estruturante do curso, liderado pelo coordenador Dr. Lucas Duda Schmitz, ao procurar as práticas pedagógicas mais eficazes no processo de educação e aprendizagem, primando pela excelência acadêmica, segurança do paciente, integralidade do cuidado e humanização para além das competências técnicas que desenvolvemos nos futuros médicos.

IMG_3671_edit (1).jpg

Mais Acessados

... Notícias

Medicina Atitus 2024/1:  2ª chamada de aprovados no processo seletivo

27 de novembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023