Conheça 5 iniciativas ESG aplicadas na Atitus

O conceito, que surgiu no mundo corporativo, ganha espaço em instituições de ensino que focam na inovação

21 de agosto de 2023

A cada dia, cresce o número de empresas que se preocupam com a sustentabilidade e também com questões sociais, como o bem-estar dos trabalhadores. Um levantamento realizado pelo CPD Latin America aponta que o número de corporações brasileiras que promovem compromisso ambiental aumentou em 46% em 2021.  As chamadas ESG (sigla em inglês para EnvironmentalSocial and Governance) dão nome às iniciativas que envolvem práticas ambientais, sociais e de governança dentro de empresas, sejam elas públicas ou privadas. O termo surgiu em 2004, em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial e tem relação direta com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa mundial que envolve a Organização das Nações Unidas (ONU) e outras entidades internacionais.

Por promover uma abordagem com foco na responsabilidade ambiental e social das empresas, muitas iniciativas ESG foram aplicadas no ambiente educacional. Seguindo uma tendência mundial, implementamos a cultura de ESG entre os nossos colaboradores.

“A Atitus incorporou o tema das ESG dentro da sua estratégia. A questão central agora é discutir e incorporar os indicadores dentro da gestão da instituição, que tem um olhar atento para a importância da presença das ESG”, avalia o professor da nossa Escola de Negócios e também do Mestrado em Administração, Jandir Pauli.

Para ele, nós somos pioneiros no âmbito da implantação de ESG na área educacional, o que mostra um perfil corajoso, já que poucas são as instituições que apresentam interesse pelo assunto de uma forma mais global.

“Alguns cursos de instituições públicas ou privadas apresentam projetos e estratégias ESG, mas são casos isolados. Na Atitus, estamos em uma jornada intensa para a implantação das ESG, que vai do conselho administrativo aos projetos de extensão”, informa.

Inspirados por essa jornada ESG que estamos vivendo, selecionamos 5 iniciativas desenvolvidas por nós. Confira!

1 – BEM-ESTAR DOS COLABORADORES

Sempre prezando pela construção de um ambiente agradável de trabalho, investimos em tecnologia e diálogo aberto, pontos que envolvem inclusive os alunos. Acreditamos que investir em automação de processos é importante, mas a troca com os alunos e colaboradores é essencial para o bem-estar e os bons resultados.

2 – MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA

Por aqui, as mulheres representam 38% das lideranças, inclusive dentro do Conselho de Administração. O grupo de cinco conselheiros conta com duas mulheres, fator que rendeu à instituição o Selo WOB (Women on Board).

3 – IMPLANTAÇÃO DE USINA FOTOVOLTAICA

Preocupada com o meio ambiente, investimos na construção de uma usina fotovoltaica para garantir energia renovável aos nossos campi.

4 – PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

As ESGs também são temas presentes no meio acadêmico, gerando pesquisas que trazem dados e propostas de soluções para a implantação de diferentes pontos da abordagem dentro de corporações de diferentes formatos e propostas. Por meio da extensão, levamos até a comunidade o conhecimento produzido em sala de aula, trazendo possibilidades nas áreas de saúde, negócios e agricultura.

5 – IMPACTO SOCIAL DAS CLÍNICAS

Proporcionar serviços de qualidade para as comunidades onde estamos inseridos é uma das nossas metas. Só em 2022, atendemos mais de 13,5 mil pessoas nas áreas de assessoria jurídica, psicologia, odontologia e veterinária, nos campi de Porto Alegre e Passo Fundo.

Entenda mais sobre ESG no episódio 21 do Atitus Talks, o podcast da Atitus.