Conheça 5 áreas de atuação para quem faz Arquitetura e Urbanismo

Procura por arquitetos aumentou em 2022

Tempo estimado de leitura: .

21 de setembro de 2023

Segundo dados de uma pesquisa do Datafolha, em parceria com Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, aumentaram as contratações de serviços arquitetos e urbanistas no país. 10 milhões de brasileiros utilizaram serviços destes profissionais em 2022. 

Buscar experiências de mercado já durante a formação é um diferencial para quem quer ganhar destaque na profissão. Na Atitus Educação, além de professores atuantes no mercado, a graduação em Arquitetura e Urbanismo está sempre buscando soluções inovadoras e sustentáveis, em diálogo com a temática ESG presente na gestão e nas empresas parceiras.

>> Já escutou nossa série de episódios especiais do Atitus Talks sobre ESG? Clique aqui! 

São muitas as áreas de atuação do arquiteto e urbanista, mas nós selecionamos cinco delas para você conhecer e já se planejar para começar sua carreira. 

1) Edificação e construção

É a área mais conhecida da arquitetura. Um arquiteto em edificações é um profissional habilitado para trabalhar em todas as etapas de uma obra exercendo atividades operacionais. Ele também atua na criação de desenhos técnicos, maquetes 3D, cronograma de obra e projetos de instalação e seleção de materiais. 

2) Paisagismo

Essa área da arquitetura é responsável por elaborar projetos de jardins, parques e outros espaços abertos. Entre as suas atividades está a análise da topografia do lugar, a busca pela aprovação do projeto junto a órgãos públicos e a coordenação da execução do projeto.

3) Arquitetura de interiores

O arquiteto de interiores é responsável por planejar os espaços internos das construções, buscando construir ambientes funcionais e confortáveis. Ao avaliar a função de cada cômodo, o arquiteto projeta móveis e materiais como revestimentos e acabamentos. Questões de hidráulica, elétrica e iluminação também ficam a cargo do profissional. 

4) Restauração de edifícios

Com o tema da sustentabilidade cada vez mais em alta, a restauração de construções como prédios históricos tem sido uma área de destaque, em especial projetos voltados para o patrimônio histórico e cultural das cidades. O arquiteto que se especializa nessa área não trabalha apenas no reparo de construções, mas também de documentos, objetos e obras artísticas.

5) Luminitécnica

O arquiteto desenvolve projetos de iluminação de ambientes, com foco na parte estética e também funcional. Analisar o espaço e realizar cálculos para a melhor escolha das lâmpadas e instalações são algumas das suas funções. 

>> Quer cursar uma graduação alinhada com o mercado de trabalho? Clique aqui e conheça mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Atitus

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023