Como um profissional de Ciências Contábeis facilita a vida dos seus clientes

Profissional representa a união da visão estratégica com conhecimento financeiro para garantir a saúde de negócios

22 de agosto de 2023

O contador é responsável, acima de tudo, por organizar. É o profissional de Ciências Contábeis quem gerencia questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de empresas e pessoas físicas. Na graduação, os conhecimentos são técnicos e em nível de gestão, para uma atuação além de declarações de Imposto de Renda e tratativas com a Receita Federal.

>> Ciências Contábeis da Atitus Educação recebe conceito máximo do MEC

Somente em 2022, 3,6 milhões de novos empreendimentos começaram no Brasil. A maioria concentrada na categoria do microempreendedor individual (MEI), que representou 78% do total, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nesse cenário, o contador é um guia para o empreendedorismo.

A contabilidade auxilia o empreendedor a controlar investimentos e transações. O trabalho profissional nessa área garante a adequação com a lei e a saúde financeira – não gastando mais do que se pode.

Empreendedorismo

A dica é nunca economizar em contabilidade. Quando se abre o próprio negócio, é o contador quem dá as bases para a regularização da empresa. Assim, o empreendedor pode focar no seu negócio, deixando a gestão contábil para quem tem o conhecimento técnico.

Consultoria

Já ouviu a expressão “se conselho fosse bom, não se dava, se vendia”? Então, o contador vende! É por meio da consultoria que gestores de empresas e pessoas físicas podem saber como proceder em uma determinada situação a partir de sugestões e propostas de melhorias.

Controladoria

Nestes casos, a atuação é mais “mão na massa”, em casos que são considerados mais delicados. É o que garante o desempenho da empresa, com modelos para gerenciamento.

É a controladoria que define como projetos devem ser feitos para gerar resultados esperados, eliminando riscos. Isso torna os negócios mais eficientes e evita gastos desnecessários.

Atualização constante

Para estar sempre bem informado e auxiliar da melhor forma os clientes, o contador mantém a formação constante e acompanha pautas relevantes para finanças e tributos em noticiários, como no caso da reforma tributária.

Na Atitus, os estudantes de Ciências Contábeis experimentam a área já com a visão de atualização constante, além de criar conexões com o mercado, evoluindo enquanto profissionais e garantindo progresso de negócios.