Como se preparar para o mercado de trabalho do futuro

Transformações afetam posicionamento dos profissionais diante de suas áreas

Tempo estimado de leitura: .

19 de setembro de 2023

O tempo em que um jovem profissional se preparava para o mercado de trabalho apenas com estágio e cursos focados na sua área está chegando ao fim. Aliás, já chegou em muitos setores devido às transformações tecnológicas, que trazem novas demandas e exigem de quem está em busca de uma vaga, ou mesmo de um crescimento na carreira, uma atualização constante. 

As chamadas profissões do futuro são uma tendência e já fazem parte do cotidiano de muitas corporações, mas serão ainda mais valorizadas nas próximas décadas. O destaque fica por conta de trabalhos ligados à tecnologia, como designer de experiência do usuário, analista de Big Data, gestor de informação e desenvolvedor de aplicativos. Mas outros setores também vivem uma renovação de cargos, como educação e saúde. 

Em sua edição mais recente, o relatório anual The Future of Jobs, organizado pelo Fórum Econômico Mundial, afirma que o crescimento da digitalização irá causar uma rotatividade intensa no mercado de trabalho. Os dados divulgados afirmam que há uma expectativa de que a inteligência artificial seja adotada por quase 75% das empresas, causando crescimento de vagas, mas também o desaparecimento de algumas funções, como oficiais judiciários e gerentes de relacionamento. 

>> Tecnologia, empreendedorismo e conexões: o que rolou no primeiro dia do South Summit Madrid

A conexão radical com o mercado é uma das marcas da Atitus. Nos currículos dos cursos oferecidos há um olhar avançado sobre as profissões do futuro, gerando uma preparação diferenciada para os alunos, além de diferenciais como a Aceleradora de Carreiras, lançada no início do primeiro semestre de 2023. Na ocasião, nossos estudantes foram recepcionados com o webinar “Como construir e acelerar a sua carreira”, apresentado pela nossa Head de Carreiras Daniela Boucinha, que trouxe sua experiência no assunto para os novos graduandos. Para ela, diante desse novo mercado de trabalho, alguns pontos merecem a atenção e o planejamento dos profissionais, independente do tempo de atuação. 

“Todas essas mudanças fazem com que o profissional tenha que ter o que chamamos de adaptabilidade de carreira. Ou seja, eles vão olhar mais para o seu futuro profissional, questionar-se como podem estar mais associados às novas demandas do mercado de trabalho, ter uma atitude mais voltada ao planejamento. Além do controle e do protagonismo em suas carreiras”, indica Daniela. 

Ela também destaca como característica importante para quem quer se manter nesse novo mercado uma atitude de exploração diante de suas carreiras, mesmo que esteja estabilizado. Conversar com outros profissionais, fazer mentorias e ter confiança para colocar esses projetos em prática também colabora para o desenvolvimento dos profissionais. 

“Hoje, é cada vez mais difícil ter uma decisão de carreira para o resto da vida. Certamente, em algum momento, nós vamos mudar. Só precisamos olhar para isso como autoconhecimento, pois é um processo que vai acontecendo ao longo da vida”, avalia Daniela.

Já imaginou encontrar vagas de emprego e estágio e materiais para estar sempre atualizado sobre o mercado de trabalho da sua área de atuação? Vem conhecer a Plataforma Acelera da Atitus!!

Mais Acessados

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023