Como pode atuar um consultor jurídico?

Dinâmica e com diversidade de temas, consultoria auxilia na tomada de decisões e na prevenção jurídica

Tempo estimado de leitura: .

21 de setembro de 2023

Há um leque de possibilidades de atuação para um advogado, especialmente aos que estão em constante atualização por meio de cursos e pós-graduações. Uma das carreiras que chama a atenção, em especial dos profissionais que se interessam pelo mundo dos negócios, é a consultoria jurídica. E o empreendedorismo tem crescido no país. Em 2022, foram abertas mais de 3,8 milhões de novas empresas, um aumento de 14,1,% em comparação com 2020. 

Um dos critérios para garantir a longevidade de um empreendimento, contar com um apoio jurídico é um dos mais importantes, pois promove o desenvolvimento em diferentes setores das empresas. O consultor jurídico atua como um prestador de serviços. Seu foco principal é orientar empresas e colaboradores sobre questões jurídicas, diagnosticando problemas e propondo soluções. 

>> Direito empresarial: entenda porque investir nesse ramo pode ser uma ótima ideia

Garantir que as ações da empresa estejam em dia com a legislação brasileira é uma das prioridades da consultoria jurídica. Como o país tem constantes mudanças de leis, cabe ao consultor estar em dia com elas e colaborar para a realização dos ajustes dentro das empresas. A presença de um consultor jurídico pode evitar prejuízos legais, financeiros e de reputação

“A consultoria vai atuar de maneira preventiva, minimizando problemas futuros e contribuindo para um aumento de receita para o cliente. É importante que o consultor jurídico esteja sempre presente nas tomadas de decisão das empresas. É um trabalho cuja demanda por profissionais capacitados vem crescendo cada vez mais”, explica Mozarth Bielecki Wierzchowski, professor do curso de Direito da Atitus Educação em Porto Alegre. 

Por tratar-se de uma área dinâmica, a consultoria jurídica permite a construção de uma rotina menos rígida para os profissionais, já que podem prestar seus serviços tanto para empresas quanto para escritórios de advocacia, oferecendo perspectivas sobre a resolução de casos determinados. 

Os formatos de contrato também variam. Há empresas que preferem contratar um profissional apenas por um tempo pré-estabelecido ou manter um contrato mais longo, garantindo a consultoria em diferentes etapas do negócio, desde sua abertura até a expansão, por exemplo.

Áreas de atuação para consultores jurídicos

Confira as principais possibilidades de atuação da consultoria jurídica:

– Compliance

– Contratos

– Direito do consumidor

– Direito empresarial

– Direito imobiliário

– Direito previdenciário

– Direito societário

– Direito trabalhista

– Direito tributário

– Lei geral de proteção de dados (lgpd)

– Licitações

– Planejamento sucessório

– Propriedade intelectual

>> Se interessou? Então que tal cursar uma faculdade que tem conexão radical com o mercado e prepara você para uma atuação de relevância jurídica? Vem para a graduação em Direito da Atitus Educação!

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023