Como funciona o processo de formação em nanodegrees

Conceito utilizado pela Atitus tem cursos de curta duração e conexão com problemas reais do mercado

15 de setembro de 2023

Os nanodegrees são parte de uma revolução nos processos de formação profissional. É uma modalidade de curso mais curto, que tem seu foco principal no desenvolvimento de habilidades específicas para o mercado de trabalho. Esses microcertificados (em tradução livre) são obtidos por meio diferentes avaliações que comprovam o domínio do aluno sobre o assunto abordado.

Na Atitus Educação, os nanodegrees estão presentes no curso de Ciência da Computação e, segundo o vice-presidente de Inovação, Daniel Quintana Sperb, há previsão de ampliação do uso do conceito para cursos das áreas da saúde e, também, do agronegócio.

“Estruturamos essas formações a partir das carências e demandas trazidas por empresas parceiras da Atitus. Os nanodegrees são um produto muito bem visto e consumido por empresas devido a sua objetividade. Dentro do nosso programa Atitus Learning System, selecionamos os nossos cursos com potencial de aplicação de microcertificados e trouxemos a proposta para dentro dos currículos”, explica.

O destaque fica por conta da graduação em Ciência da Computação, onde toda a estrutura curricular é baseada em nanodegrees, do início ao final do curso. Deixam de existir as tradicionais disciplinas, onde cada dia da semana está separado para um conteúdo diferente, dando lugar a blocos de formação no modelo de nanodegrees, com aulas sequenciais, dia após dia, da mesma matéria e área do conhecimento.

A opção pela formação em nanodegrees faz parte da tríade de diferenciais da Atitus, formada por:

Modelo acadêmico baseado em currículos inovadores;

Conexão radical com o mercado, com parcerias com grandes players

Jornada Preditiva, que é o acompanhamento do aluno desde antes da matrícula até a finalização do curso, seguindo com sua entrada no mercado de trabalho e sequência de formação acadêmica.

O conceito de nanodegrees foi utilizado pela primeira vez pela Udacity, uma empresa criada em Stanford, na Califórnia. A ideia era utilizar o objetivo geral de um MBA, que é preparar o aluno para o mercado de trabalho, e trazê-lo para um formato mais dinâmico, ágil e prático.

A Atitus Educação acredita nesse conceito e também em outras inovações para entregar um ensino diferenciado. Que tal conhecer todos os nossos diferenciais e garantir o seu futuro hoje mesmo?