Como funciona o curso de Biomedicina? Conheça essa área da saúde

Mercado de trabalho é vasto e está em crescimento no país

27 de novembro de 2023

A área da saúde oferece múltiplas possibilidades de atuação. Apesar dos cursos de Medicina serem os mais procurados para quem pretende seguir uma carreira no setor, nos últimos anos houve um aumento do interesse dos estudantes pela Biomedicina, principalmente depois da pandemia de Covid-19. Essa ciência se destaca por sua abordagem multidisciplinar, unindo conhecimentos de biologia, medicina e análises laboratoriais.

A Biomedicina tem seu foco no estudo de microrganismos e do comportamento de células e tecidos para criar substâncias e procedimentos para tratamento e prevenção de doenças. Apesar de grande parte dos biomédicos atuarem em pesquisas e produtos que visam proteger a saúde humana, eles também estudam e desenvolvem processos envolvendo o organismo de animais e plantas.

A graduação em Biomedicina tem duração média de quatro anos. Durante esse período, os alunos são expostos a uma ampla gama de disciplinas que abrangem desde a anatomia até a microbiologia. Os laboratórios são parte essencial da formação, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades práticas fundamentais para a profissão.

Há também uma etapa do curso com estágios supervisionados, que proporcionam aos estudantes aplicarem seus conhecimentos em ambientes reais, como hospitais e laboratórios de análises clínicas. Além disso, a graduação em Biomedicina também inclui disciplinas voltadas para a gestão e para a ética profissional.

Áreas de atuação e mercado de trabalho

Entre as principais áreas de atuação da Biomedicina, destacam-se:

1) Análises Clínicas: Realização de exames laboratoriais para diagnóstico de doenças.

2) Biomedicina Estética: Atuação em procedimentos estéticos, como peelings químicos e aplicação de toxina botulínica.

3) Genética: Estudo das características genéticas e aconselhamento genético.

4) Pesquisa Científica: Contribuição para avanços na ciência por meio de pesquisa em laboratórios.

5) Indústria Farmacêutica: Desenvolvimento e controle de qualidade de medicamentos.

O mercado de trabalho para profissionais da Biomedicina é promissor e vive um momento de expansão no Brasil. Com a evolução tecnológica dentro da área da saúde, a demanda por profissionais qualificados tem aumentado. A capacidade de adaptação a novas tecnologias e a busca constante por atualização são características valorizadas no profissional da Biomedicina. Além disso, a ética e a responsabilidade são fundamentais, especialmente nas áreas de diagnóstico e de pesquisa.

Os salários também costumam ser um atrativo para quem pensa em cursar Biomedicina. A média salarial para um biomédico no Brasil, de acordo com dados do site de empregos Glassdoor, gira em torno de R$ 5 mil.

Cursar Biomedicina pode ser um ótimo caminho para quem busca uma carreira na área da saúde. Se você tem paixão pela ciência e deseja contribuir para a promoção do bem-estar, a graduação em Biomedicina da Atitus  pode ser a escolha certa para o seu futuro profissional. Clique e confira todos os nossos diferenciais!