Como é a graduação em Engenharia Mecânica? Confira o que esperar do curso

Disciplinas como física e matemática fazem parte do currículo básico

Tempo estimado de leitura: .

21 de novembro de 2023

Para quem é apaixonado por motores e engrenagens, a Engenharia Mecânica é um verdadeiro paraíso. Mas se engana quem pensa que o curso é voltado apenas para quem curte o ronco dos motores. O universo da profissão de engenheiro mecânico é diverso e permite atuar em diferentes setores da indústria. A graduação em Engenharia Mecânica tem duração de quatro anos e tem seu currículo projetado para proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente dos princípios fundamentais da mecânica, termodinâmica, materiais, controle, design e análise de sistemas mecânicos.

Por se tratar de uma ciência da área de exatas, a grade curricular abrange disciplinas como matemática e física, até assuntos mais específicos, como dinâmica dos fluídos, mecânica dos sólidos, máquinas térmicas e automação. 

Projetos Práticos

Um dos momentos que mais empolgam os estudantes do curso de Engenharia Mecânica são os projetos práticos. Neles, os alunos têm a oportunidade de trabalhar em projetos de engenharia, construindo protótipos, testando materiais e experimentando diferentes tecnologias. Isso proporciona uma experiência valiosa e prepara os alunos para os desafios do mundo profissional. Os acadêmicos também são incentivados a participar de estágios em empresas e indústrias relacionadas à engenharia mecânica desde o início da graduação. 

Essa experiência não apenas enriquece o aprendizado teórico como também oferece uma visão do ambiente profissional que ele irá vivenciar em sua trajetória profissional. Muitas instituições têm parcerias com empresas, facilitando o acesso dos alunos a oportunidades de estágio. Aqui na Atitus, nossa conexão radical com o mercado permite que muitos dos nossos alunos de Engenharia Mecânica consigam ser efetivados antes mesmo de concluírem o curso. 

Os engenheiros mecânicos têm uma ampla gama de opções de carreira. Eles podem trabalhar em setores automotivo, aeroespacial, energia, manufatura, consultoria, pesquisa e desenvolvimento, entre outros. A demanda por engenheiros mecânicos é alta em todo o mundo, tornando essa uma profissão com ótimas perspectivas de emprego. Um estudo da consultoria Robert Half revelou que as melhores carreiras para engenheiros mecânicos atualmente estão ligadas às áreas de gestão de pessoas, projetos e processos. 

Além de uma grande variedade de oportunidades, a média salarial da Engenharia Mecânica é bastante atrativa. Um profissional iniciante tem um salário médio, de acordo com informações do site Vagas.com, de R$ 7 mil, podendo chegar até R$ 12 mil no setor industrial, um dos que mais contratam engenheiros mecânicos. O curso de Engenharia Mecânica é uma jornada desafiadora, que prepara os estudantes para enfrentar os complexos desafios do mundo da engenharia. Que tal dar o primeiro passo nesse universo aqui na Atitus? Conheça o currículo e os diferenciais da nossa Graduação em Engenharia Mecânica.

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023