Como é a formação do profissional de Enfermagem

Profissão está em alta e tem diferentes opções de área de atuação

Tempo estimado de leitura: .

26 de setembro de 2023

Após a pandemia de Covid-19, os profissionais da área da saúde têm ganhado destaque não apenas na mídia, mas na diversidade de setores para atuação. Com a tecnologia como aliada e a ciência avançando em novos tratamentos, profissões como a enfermagem têm atraído um número cada vez maior de estudantes. Em uma recente lista publicada pelo Linkedin com as 25 profissões que estão em crescimento no mercado de trabalho, a enfermagem aparece como o destaque dentro das habilitações voltadas para a saúde. Neste texto você vai entender como funciona a formação esse profissional. 

O curso tem duração de 4 anos e engloba disciplinas como anatomia e fisiologia. Apesar de ter uma grande base teórica, o estudante também conta com aulas práticas, onde exercitam tudo que aprendem em sala de aula. 

>> Atitus forma profissionais humanizados no atendimento em saúde 

A enfermagem tem passado por transformações nas últimas décadas com a chegada de ferramentas tecnológicas. Isso exige uma atualização constante do enfermeiro, mas também abre possibilidades para o profissional buscar especialização em uma área específica, entregando assim um serviço diferenciado e efetivo aos pacientes. 

Entre as possibilidades de especialização na enfermagem, se destacam:

Enfermagem Home Care – O envelhecimento da população, em especial no Brasil, aumentou a procura por cuidados domiciliares, pensando na qualidade de vida e também no conforto do paciente. Neste cenário, o enfermeiro é responsável por atividades como o acompanhamento de medicações e troca de curativos. 

Gestão do Bloco Cirúrgico – O profissional da enfermagem pode atuar tanto na assistência como no gerenciamento do espaço. Suas funções abrangem desde a capacitação e desenvolvimento da equipe até o controle de medicamentos e utilização correta dos equipamentos.

Enfermagem em Nefrologia – O profissional faz o acompanhamento de pacientes em terapias renais e administra o tratamento em quadros crônicos e agudos. Essa especialidade permite atuar em hospitais, ambulatórios, em domicílio e até mesmo em unidades de ensino.

Na Atitus Educação, o curso de Enfermagem visa atender as demandas do mercado de trabalho da área, já que esse é um dos diferenciais da Escola da Saúde da Instituição. 

“Logo no início do curso, nossos alunos atuam junto aos nossos hospitais parceiros, como o Hospital de Clínicas de Passo Fundo, local onde eles podem utilizar todo o aparato tecnológico e proporcionar aos pacientes um cuidado com maior qualidade e segurança.”, explica Michael Amarante, coordenador do curso do Campus Passo Fundo. 

Não é apenas a atualização tecnológica que tem influenciado o mercado de trabalho da enfermagem. Habilidades como comunicação e empatia são características que fazem a diferença na carreira de enfermeiro(a). 

“Além dos componentes curriculares, nós precisamos desenvolver nos acadêmicos o que chamamos de hard skills, soft skills e power skills. Cada vez mais, os alunos precisam desenvolver suas competências para marcar o seu espaço, assumir o seu papel e trazer resultados significativos para as instituições de saúde. Apesar das tecnologias, a Enfermagem é algo que demanda cuidado.É preciso destacar a importância da empatia e da humanização, para que cada vez mais os nossos acadêmicos se coloquem no lugar do paciente.”, conclui o coordenador do curso. 

A enfermagem do futuro já está acontecendo e você pode fazer parte dessa transformação. Venha conhecer a graduação em Enfermagem da Atitus Educação! 

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023