Como construir conexões genuínas por meio do networking

Privilegiar o humano e valorizar a escuta do outro são pontos importantes para criar e expandir redes de contatos

Tempo estimado de leitura: .

15 de agosto de 2023

Uma conversa informal pode gerar uma parceria lucrativa e uma simples troca de e-mails é capaz de expandir as possibilidades de um negócio. A prática do networking, termo em inglês que significa rede de contatos ou de relacionamento, faz parte do cotidiano de empreendedores e estudantes. Nossa head comercial Kamilla Mendes Santos é uma entusiasta dessa prática que, segunda ela, deve ser construída muito antes do assunto business surgir em uma conversa. 

“Parafraseando o filósofo Mário Sérgio Cortella, para sermos humanos, precisamos conviver e compreender um outro humano. Isso nos faz entender que precisamos nos relacionar de uma forma genuína, com o coração aberto”, afirma.

Com formação em Administração e especialização em gestão comercial e em inteligência competitiva orientada para resultados, nossa head comercial sempre gostou de se comunicar e de observar as pessoas. 

“É preciso enxergar uma pessoa como indivíduo e, a partir daí, entender em que esferas da vida podemos nos conectar com ele. Estamos em uma era de relacionamentos muito rasos. Dar essa atenção é muito importante e deve vir muito antes da intenção de iniciar uma relação profissional com alguém”, orienta. 

Por isso, buscar alguém apenas em momentos de interesse, quando se quer iniciar ou expandir um negócio, não é aconselhado. A internet está repleta de dicas e orientações sobre como se conectar de forma mais efetiva para ajudar nos negócios, mas nenhuma regra supera o diálogo e a troca que privilegia o outro e suas particularidades. 

Oportunidades e desafios das redes Sociais

Em uma realidade em que tudo parece estar a um clique de distância, realizar um networking de qualidade torna-se ainda mais complexo. A possibilidade de encaminhar uma mensagem para grandes grupos de negócios ou mesmo para um professor de uma grande universidade parece algo motivador para quem está iniciando uma carreira. As redes sociais aumentaram as oportunidades de relacionamento, mas trouxeram desafios quanto ao seu uso. 

“Por conta das redes sociais, conseguimos manter um ritmo de conversação com as pessoas, mas um ponto importante é como você se coloca. É preciso declarar nossas intenções de forma genuína e não apenas visando alguém em específico para delegar algo que é um desejo seu”, avalia. 

Entre os estudantes de graduação e pós-graduação, congressos e outros encontros são ótimos espaços para conhecer pessoas, já que são locais onde todos estão reunidos em torno de uma mesma temática. Porém, mesmo quando o lugar é focado na prática do networking – caso de eventos promovidos por grandes grupos empresariais e até por startups iniciantes –, a relação humana precisa continuar sendo o norte dos participantes.

“A participação em eventos é fundamental para a construção de redes de relacionamento. Mas é preciso pensar sempre um pouco antes da participação em si. No próprio trajeto para o evento, é importante observar as pessoas, as conversas, entender quem elas são e seus objetivos. Uma conversa informal pode ser o ponto de partida para o início de uma parceria. Por isso, a importância da escuta e da comunicação genuína”, indica Kamilla.

Observar, escutar e comunicar. São esses os verbos que guiam um networking de qualidade. Kamilla ainda acrescenta um extra: a leveza na abordagem.

“Perguntar uma opinião, comentar sobre o tempo ou o local são formas de abordagem mais eficazes. Com uma conversa leve, você ganha a audiência e direciona a conversa para assuntos que te interessam”, conclui. 

Quer ter a oportunidade de conhecer gente bacana e ainda ter uma conexão radical com o mercado na sua formação? Então conheça os nossos cursos e venha com a gente!

outbound_networking
inbound_networking

Mais Acessados

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023