Como combater a procrastinação na hora de se preparar para o vestibular

Tempo estimado de leitura: .

21 de setembro de 2023

Organização para provas envolve estabelecer prioridades e manter o controle das cobranças pessoais

Segundo o dicionário, procrastinar significa deixar para depois uma tarefa. Algo que não combina nada com quem pretende disputar uma vaga em um curso superior. A temporada de vestibulares movimenta estudantes recém-saídos do Ensino Médio e também quem já terminou os estudos há algum tempo. Afinal, nunca é tarde para cursar uma graduação. O que não pode é deixar a preparação para a última hora. 

Entretanto, as pesquisas apontam que a procrastinação está no radar dos brasileiros. Segundo dados do Google Trends, as buscas pelo tema subiram 90% nos últimos cinco anos. Os números reforçam o resultado de um levantamento organizado pela Triad Productivity Solutions em 22 estados do país: dos mais de 4 mil entrevistados, 97,4% afirmam adiar atividades, como fazer exercícios ou realizar leituras.

>> CredIES: saiba como financiar até 50% da graduação

Para os vestibulandos, vencer a procrastinação pode ser uma tarefa complicada, ainda mais diante de tantos conteúdos para dar conta até o dia das provas. Aqui na Atitus, a produtividade é alimentada desde a chegada dos novos acadêmicos. Por isso, separamos algumas dicas valiosas para quem quer riscar o verbo procrastinar do vocabulário e mandar bem no vestibular. Confira:

1) Mudar de perspectiva sobre as tarefas

Ao invés de pensar negativamente sobre algo que precisa fazer, como estudar, por exemplo, avalie os benefícios que aprender algo novo irá lhe trazer. 

2) Evite as obrigações mentais

As cobranças para ser aprovado podem atrapalhar a concentração. Troque pensamentos como “eu tenho que passar” por “eu estou me preparando para ser aprovado”. 

3) Estabeleça prioridades

Comece sua rotina de estudos executando tarefas que exigem menos tempo. Concluir algo traz motivação para as próximas obrigações do dia. 

4) Dê um passo de cada vez

Dividir o assunto a ser estudado em blocos de cinco minutos evita que você se sinta sobrecarregado e mostra que a tarefa não era tão difícil assim. Esse primeiro passo facilita o desenvolvimento das próximas etapas do estudo e ajuda no combate à procrastinação. 

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023