Como a Engenharia Elétrica colabora com o meio ambiente

Profissionais da área buscam soluções para garantir energia e preservar os recursos naturais

Tempo estimado de leitura: .

27 de setembro de 2023

A preocupação com questões ambientais tem sido um estímulo para inovações em diversas áreas do conhecimento. Na Engenharia Elétrica, por exemplo, essa tendência focada no meio ambiente é muito presente. Os engenheiros eletricistas desempenham um papel fundamental na preservação por meio do desenvolvimento de práticas e tecnologias mais sustentáveis. 

Uma das principais formas pela qual a Engenharia Elétrica contribui para a sustentabilidade é o trabalho com fontes de energia limpa e renovável. O aumento do uso de energia solar, eólica e hidrelétrica não apenas reduz a emissão de gases de efeito estufa como também diminui a dependência de recursos finitos, como o petróleo, por exemplo. 

>> Conexão com o mercado, aceleradora de carreiras e mais: conheça os diferenciais de estudar na Atitus Educação 

Mas as opções nesse campo de atuação vão muito além, mesmo quando o assunto é exercer a engenharia em áreas relacionadas com sustentabilidade. A seguir, veja algumas delas.

Otimização de sistemas de armazenamento

A Engenharia Elétrica trabalha para a criação de sistemas de armazenamento de energia mais econômicos e inteligentes. O foco é permitir uma gestão mais eficiente das fontes e garantir um fornecimento contínuo e estável para os usuários. 

Eficiência energética

Por meio do desenvolvimento de tecnologias mais eficientes, como sistemas de iluminação LED, por exemplo, é possível reduzir o consumo energético em diversos setores, desde a indústria até as residências. Isso não apenas diminui os custos operacionais, mas também diminui a demanda por energia, aliviando a pressão sobre os recursos naturais.

Redução no consumo de materiais

Pesquisas na área da Engenharia Elétrica têm buscado cada vez mais reduzir o desperdício de materiais sem causar danos às normas técnicas e segurança das instalações e produtos. O uso de materiais que consomem menos recursos naturais tem uma dupla função sustentável: colaborar na redução dos custos de execução de um projeto e diminuir os impactos ambientais. 

>> Ouça o Atitus Talks, o podcast da Atitus EducaçãoEntre todas as possibilidades de prática no mercado da Engenharia Elétrica, essas são algumas em que a profissão atua para moldar um futuro mais verde e sustentável para as gerações presentes e futuras. Se você pensa em estudar Engenharia Elétrica, conheça mais sobre o curso na Atitus Educação.

Mais Acessados

... Carreiras

Como a pós-graduação pode contribuir para o desenvolvimento na sua área

22 de agosto de 2023

... Educação

Graduação é o primeiro passo para investir na carreira

01 de setembro de 2023

... Inovação

5 habilidades fundamentais para trabalhar com ESG

19 de setembro de 2023