Atitus sedia IV Jornada da Defensoria Pública

Evento destacou papel da Defensoria Pública na promoção dos direitos humanos

Tempo estimado de leitura: .

09 de novembro de 2023

A Atitus Educação sediou nos dias 6 e 7 de novembro a quarta edição da Jornada da Defensoria Pública, um evento que reuniu estudantes, docentes, defensores públicos e profissionais ligados à área do Direito para discutir e compartilhar experiências sobre a atuação da Defensoria Pública no cenário jurídico brasileiro.

O evento proporcionou uma imersão no universo da Defensoria Pública, abrangendo desde palestras e debates noturnos até participação ativa dos alunos em atendimentos, sessões de mediação, Oficina das Famílias e audiências durante o dia. A abertura ficou por conta do projeto Libertarte, que utiliza a música como ferramenta de socioeducação no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Passo Fundo desde 2008, conduzido pelo juiz Dalmir Franklin de Oliveira Jr, que apresentou duas músicas autorais.

O defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, destacou a importância da jornada como uma oportunidade única de diálogo entre a Defensoria, docentes e alunos. Ele ressaltou a necessidade de uma entrega mais efetiva e humana, enfatizando a sensibilidade e empatia como elementos fundamentais nesse processo. “Temos que sentir a dor do outro, ter essa sensibilidade e ver o que o outro quer de nós. Muitos daqueles que procuram a Defensoria já não têm mais esperança”, afirmou.

Defensoria Pública2.jfif

O coordenador do curso de Direito da Atitus, Leandro Caletti, elogiou a Defensoria Pública, juntamente com a OAB, como representantes fiéis do Estado Democrático de Direito. Ele destacou que essa carreira é a que melhor incorpora os valores essenciais do Direito, como o cuidado e a dedicação às pessoas.

A mesa de abertura contou ainda com a presença da defensora pública diretora regional de Passo Fundo, Camila Ferrareze, e do representante da OAB subseção Passo Fundo, Diego Lemos.

Durante as palestras, temas relevantes foram abordados, como a atuação da Defensoria Pública na defesa dos direitos humanos e a cooperação internacional, apresentados pela defensora pública corregedora Alessandra Quines Cruz. O defensor público Aldo Neri de Vargas Junior compartilhou experiências sobre o trabalho da DPE no Vale do Taquari durante a calamidade que assolou a região.

No segundo dia, a defensora pública Tatiana Kosby Boeira trouxe reflexões sobre o papel feminino na atuação perante o Tribunal do Júri. O defensor Elizandro Todeschini encerrou as palestras com uma análise sobre “Do Direito à Literatura: dissecando o livro ‘Eles que não ganhavam doces'”.

O evento contou com a presença e participação ativa de diversos defensores públicos de Passo Fundo, como Ernani Riboldi Dal Pupo, Fabiana Alves Morsch, Elis Regina Taffarel, Anelise Calieron Sturm, Joziele Bona Campana e Micaela Falleiro Dal Maso, que enriqueceram as discussões com suas experiências e conhecimentos.

A IV Jornada da Defensoria Pública na Atitus Educação reforçou a relevância da nstituição no cenário jurídico, destacando seu compromisso com a promoção dos direitos humanos e o acesso à justiça para todos. O evento se consolidou como um espaço crucial para a troca de ideias e fortalecimento dos vínculos entre a academia e os profissionais que atuam na linha de frente da Defensoria Pública.

Defensoria Pública3.jfif

Conteúdo produzido com informações de Camila Schafer – ASCOM DPE/RS

Mais Acessados

... Notícias

Medicina Atitus 2024/1:  2ª chamada de aprovados no processo seletivo

27 de novembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023