Atitus se destaca na 7ª Edição do Teste Público de Segurança da Urna (TPS)

Professores e alunos do curso de Ciência da Computação participaram do Teste, em Brasília

Tempo estimado de leitura: .

06 de dezembro de 2023

Duas equipes de investigadores do curso de Ciência da Computação da Atitus participaram da 7ª edição do Teste Público de Segurança da Urna (TPS). Realizado de 27 de novembro a 01 de dezembro, em Brasília, o Teste traz a participação e colaboração de especialistas na busca por problemas ou fragilidades que, uma vez identificadas, serão resolvidas – e testadas – antes da realização das eleições.

Esta é a segunda vez que professores e alunos da instituição participam do TPS. O professor Marcos Roberto dos Santos, coordenador do curso de Ciência da Computação em Passo Fundo, compartilhou detalhes da experiência, ressaltando a intensidade dos sete dias de trabalho focados na segurança da urna. “Foi uma experiência ímpar estar ao lado de grandes profissionais da área da tecnologia e investigadores de cibersegurança. Foi muito rico proporcionar essa vivência aos alunos ainda no início da graduação. A gente quer continuar participando e trazendo a temática das eleições do futuro para dentro do curso de Ciência da Computação”, destaca.

TPS (6).jpg

O estudante Rafael Noll da Silva, integrante do Grupo 1, compartilha a estratégia inicial de tentar deixar a urna eletrônica online por meio de conexão wi-fi. No entanto, a proteção contra esse tipo de investida impediu o sucesso da tentativa. O foco, então, voltou-se para o teste envolvendo o sistema de transmissão de dados, e sugestões de melhorias serão apresentadas. “O sistema é seguro, complexo e robusto”, avalia.

Gabriel Viecili, aluno do segundo semestre do curso, integrante do Grupo 2, destacou os dois planos de ataque aprovados pelo grupo, um focado em hardware, envolvendo a tentativa de transmissão da imagem da urna para outra tela, e o outro em software, buscando a execução de shell no aplicativo JE Connect, que faz a transmissão dos votos. Segundo ele, a experiência foi enriquecedora. “Uma experiência sem igual. Além de conseguirmos colocar em prática o que aprendemos em sala de aula, pudemos prestigiar os peritos da Polícia Federal colocando em prática os seus planos e ainda conversar com os responsáveis pela urna eletrônica, que foram muito acessíveis para tirar dúvidas. Pudemos ter uma noção do quão grandioso é o sistema eleitoral”, conta.

Durante a 7ª edição do TPS, o diretor-geral do TSE, Rogério Galloro, enfatizou a importância do Teste para a sociedade e a democracia, elogiando a atuação dos investigadores, incluindo os da Atitus, como um “ato de demonstração de amor ao país e ao sistema eleitoral”. Os grupos da Atitus, juntamente com os demais participantes, agora aguardam o resultado final, programado para ser divulgado no dia 15 de dezembro, que divulga os testes exitosos e ainda as melhorias que serão implementadas para a próxima eleição.

TPS (5).jpg

 

Mais Acessados

... Notícias

Medicina Atitus 2024/1:  2ª chamada de aprovados no processo seletivo

27 de novembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023