Atitus recebe visita de professor da Universidade de Ghent, na Bélgica

Filip de Fruyt elogiou as trilhas de empregabilidade e empreendedorismo da Atitus

04 de setembro de 2023

O professor Filip de Fruyt, titular sênior de Psicologia Diferencial e Avaliação da Personalidade na Universidade de Ghent, na Bélgica, visitou, na tarde desta segunda-feira (04), o campus de Porto Alegre da Atitus Educação, no Instituto Caldeira. Ele foi recebido pela equipe da Aceleradora de Carreira e de Inovação da Atitus.

Conforme a Head de Carreiras da Atitus, Daniela Boucinha, Filip veio ao Brasil à convite do Instituto Ayrton Senna e para participar do Congresso da Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira (ABRAOPC) que ocorreu em Porto Alegre no último final de semana. Na ocasião, foi convidado a conhecer a metodologia da jornada preditiva e as estratégias de empregabilidade desenvolvidas pela Atitus para seus alunos e egressos. O professor é criador do Low Lands Assessment System (LOLA), plataforma que auxilia na identificação de interesses profissionais, já que é especializado em avaliar e construir modelos psicométricos sobre como os indivíduos diferem uns dos outros e como isso afeta seu funcionamento na vida diária e no trabalho.

Durante a conversa, Filip falou sobre algumas similaridades do ensino superior do seu país em relação ao Brasil, explicando que na Bélgica eles também enfrentam muitos desafios no acompanhamento de carreira dos alunos depois de formados. Para ele, este trabalho deve ser desenvolvido desde o início da jornada do aluno na instituição. Nesse sentido, elogiou a proposta da Atitus de trabalhar essa jornada dentro e fora da sala de aula, a partir da metodologia das trilhas de empregabilidade e empreendedorismo.

Filip de Fruyt é ex-presidente da Associação Europeia de Psicologia da Personalidade (EAPP) e atua no conselho editorial de uma série de revistas acadêmicas de alto nível. Ele é membro da Sociedade de Psicologia Industrial e Organizacional (SIOP) e (co)autor de mais de 200 artigos de pesquisa em importantes revistas acadêmicas.