As diferentes áreas de atuação para quem cursa Medicina Veterinária

Muito além do consultório clínico, ser veterinário permite um leque de possibilidades profissionais

Tempo estimado de leitura: .

22 de agosto de 2023

Quem escolhe exercer a Medicina Veterinária já deve saber que essa profissão permite uma gama de atuações que vão bem além do consultório de animais de companhia, os pets. Ser veterinário ou veterinária significa cuidar dos animais mas, também, das pessoas, sustentabilidade e meio ambiente. 

>> Por onde começar a construir a carreira na Medicina Veterinária?

Mas quais são as possibilidades dentro da profissão? Confira algumas delas a seguir: 

Veterinária clínica e cirúrgica

É uma das funções mais tradicionais da Medicina Veterinária, com atendimento em clínicas e hospitais veterinários. O profissional pode fazer atendimento ambulatorial e procedimentos cirúrgicos.

Anestesia e farmácia

O veterinário ou veterinária especialista em anestesia será responsável pela prática em diferentes cenários: pets, animais selvagens e de grande porte. Outra especialidade é na área farmacêutica, em que o profissional será responsável pelas medicações vendidas para uso em animais. 

>> Como a tecnologia está revolucionando as interações entre seres humanos e animais

Agronegócio e produção animal

É a área dedicada à produção de alimentos de origem animal, e o médico veterinário ajuda na parte técnica, garantindo qualidade de produtos. 

Fisioterapia, oftalmologia, dermatologia e oncologia

De forma semelhante com o que acontece com os humanos, os animais podem apresentar problemas de saúde que requerem cuidados específicos. Nesse caso, há diferentes especialidades que são cada vez mais demandadas no tratamento da saúde animal. 

Laboratórios

Um médico veterinário ainda pode atuar na área de análises clínicas, que são aliadas na hora de diagnósticos e tratamentos adequados aos animais. 

Inspeção e fiscalização 

Uma outra possibilidade é o médico veterinário atuar na inspeção e vistoria de locais como matadouros, frigoríficos e indústrias de produtos laticínios para garantir que os procedimentos sigam as regulamentações e padrões necessários. 

Cuidado com animais silvestres 

Cuidar das necessidades de animais como aves, jiboias, tartarugas e roedores, por exemplo, é outra possibilidade de atuação do médico veterinário. 

O médico veterinário também pode exercer a profissão na parte da pesquisa científica e desenvolvimento de vacinas, ou ainda, na área acadêmica, enquanto docente. Também pode trabalhar com responsabilidade técnica, consultoria e perícia em diferentes setores. São dezenas de opções listadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. 

>> Descubra áreas de atuação que vão além do cuidado com animais de estimação
Pensando em atuar em um desses campos? O primeiro passo é cursar Medicina Veterinária. Na Atitus, o curso é presencial na unidade em Passo Fundo. Além do currículo, os alunos contam com a Clínica Vet e Experiência Agro, onde vão aplicar conhecimentos na prática. A instituição também oferta atividades de extensão e acadêmicas, por meio do Integra Agro e Inova Agro.

Mais Acessados

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023