Alunos de Mestrado em Direito participam de encontro internacional na Argentina

Docente e mestrandos representaram a Atitus no Encontro Internacional do CONPEDI, em Buenos Aires

Tempo estimado de leitura: .

18 de outubro de 2023

O Mestrado em Direito da Atitus Educação participou do XII Encontro Internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI). O evento foi realizado em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 12 e 14 de outubro. No encontro, a instituição foi representada por mestrandos e pelo professor José Renato Gaziero Cella.

Realizado na Faculdade de Direito da Universidad de Buenos Aires, o encontro proporcionou uma imersão na cultura jurídica latino-americana e uma oportunidade para troca de conhecimentos e experiências na área do Direito. O tema norteador do evento, “Derecho, democracia, desarrollo y integración”, refletiu sobre a importância de fortalecer a democracia como fator de desenvolvimento e integração regional entre os países latino-americanos diante dos desafios contemporâneos.

Conpedi (7).jpeg

No primeiro dia, os alunos participaram da palestra “¿Es Inmune al Covid la Investigación en Derecho? Respuestas y Posibles Tratamientos Terapéuticos”, ministrada pelo professor Ricardo Rabinovich-Berkman, que explorou o impacto da pandemia na pesquisa jurídica. O segundo dia iniciou com o painel “Democracia e Alteridad el Luis Alberto Warat”, com uma abordagem crítica de temas sociais, culturais e científicos da obra literário-acadêmica de Luis Alberto Warat.

Durante a tarde, os estudantes da Atitus Educação tiveram a oportunidade de apresentar suas próprias pesquisas. A mestranda Amanda Ferst apresentou dois estudos no Grupo de Trabalho de Teoria do Direito, Teoria da Justiça e Filosofia do Estado: “A argumentação jurídica de Alexy no julgamento da ação direta de inconstitucionalidade 4815/DF” e “Neoconstitucionalismo no direito animal: uma análise a partir do caso das búfalas de brotas”.

Os mestrandos William Andrade e Joel Marcos Reginato contribuíram ao compartilhar suas pesquisas no Grupo de Trabalho de Direito, Governança e Novas Tecnologias. Ambos os estudos apresentados exploraram a questão da concessão de patentes para produtos relacionados à inteligência artificial, examinando profundamente os desafios que surgem nesse contexto. Os títulos dos estudos foram: “Desafios na Concessão de Patentes para Invenções Geradas por Inteligência Artificial” e “A Complexa Questão da Concessão de Patentes a Sistemas Equipados com Inteligência Artificial”.

No último dia do evento, o painel “Neoconstitucionalismo Latinoamericano” destacou questões relacionadas à evolução das constituições latino-americanas e às tendências contemporâneas no campo do Direito Constitucional. Os mestrandos Iandara Bergamaski de Freitas, Leonardo Calice e Thécio Braga também representaram a instituição no evento internacional.

Mais Acessados

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023