Acadêmicos prestigiam o lançamento do filme “A História de Nós Três e de Nós Quatro”

A atividade contou com a presença de alunos e professores da Atitus Educação

Tempo estimado de leitura: .

02 de setembro de 2023

Em resposta ao último desejo de sua irmã antes de falecer, um médico retorna à sua cidade natal após cinquenta anos. Enquanto tenta se reaproximar de sua família, conflitos nunca resolvidos ressurgem para ameaçá-lo. Esse é o enredo do filme “A História de Nós Três e de Nós Quatro”, apresentado em 30 de agosto em uma sessão de cinema exclusiva para os alunos da Escola de Saúde da Atitus Educação.

A produção foi inspirada no livro de contos “1905”, da Editora Physalis, de autoria do médico e professor de Medicina na Atitus Educação, Jorge Salton. A atividade ocorreu no Cinelaser, no Passo Fundo Shopping.

Segundo o professor Salton, que também é o roteirista e ator no filme, a obra apresenta uma abordagem interativa que deve ser discutida entre os alunos e a comunidade. “O tema permite que os estudantes compreendam as nuances éticas, desenvolvam habilidades de raciocínio moral e aprendam a tomar decisões fundamentadas em princípios éticos sólidos”, afirma.

“O filme, ao apresentar personagens com os quais os estudantes podem se identificar, promove discussões mais profundas e emocionantes sobre diversos temas atuais. A relação médico-paciente é explorada, impactando o bem-estar geral do paciente e a eficácia do tratamento”, acrescenta.

Durante o lançamento, a acadêmica de Farmácia da Atitus, Carla Queiroz, enfatizou a importância da obra, destacando: “A obra é fantástica e aborda de maneira única o tema do fim da vida. Recomendo a todos que assistam”.

Karina Toigo, estudante do quinto semestre do curso de Enfermagem, compartilhou sua identificação com os sentimentos explorados no longa. “O filme é muito bom. Mesmo com minha pouca idade, consegui sentir a profundidade do que o personagem principal viveu, especialmente em relação ao seu afeto pela irmã e à forma como aborda esse assunto. Essa temática precisa, sem dúvida, ser discutida entre nós”, enfatizou.

Para o estudante de Medicina, Valmor José Gazoni Junior, a trilha sonora também merece destaque: “Um ponto muito emblemático do filme, que achei muito interessante, foi a parte da canção sobre a vida. Ela retrata de forma perfeita a essência da vida e a necessidade de vivê-la, pois, do contrário, tudo passa sem que tenhamos feito nada. Além disso, o filme trata de forma interessante o ciclo da vida e as relações familiares, aspectos que podemos refletir em nossa área”.

Um amigo de longa data do professor Salton, Rudimar Pedro, que leciona nos cursos de Engenharia da Atitus, também prestigiou o lançamento e compartilhou suas impressões sobre a obra. “O ponto que o personagem aborda sobre a finitude da vida é muito importante, mas o que mais me emocionou foi a temática fotográfica, que mostra lugares importantes e históricos de Passo Fundo. Além disso, nos apresentou outros gostos e hobbies de médicos daqui, como cantores e atores, por exemplo. Isso revela o lado mais humano desses profissionais que cuidam da vida e da preservação de nossa saúde. Fiquei bastante emocionado”, compartilhou Rudimar.

A acadêmica de Medicina, Fernanda Wordell, teve a oportunidade de atuar no filme e descreveu a experiência como leve e divertida. Ela acredita que a obra contribuirá significativamente para a comunidade médica e o público em geral: “Sempre tive uma boa habilidade de comunicação e lido bem com o público. Por isso, após uma apresentação em uma das aulas do professor Salton, ele me convidou para participar de sua próxima produção. Fiquei muito feliz e empolgada com o convite e aceitei. Nunca atuei antes nem tive aulas de teatro, mas me senti à vontade diante das câmeras”.

Salton1.JPG

Salton explicou que o lançamento de mais uma obra reforça o compromisso de abordar temas da área para discussão entre os alunos e a comunidade em geral. “É muito gratificante ver essa repercussão positiva entre as pessoas, que demonstram suas emoções com o filme. Abordar um tema tão difícil de maneira afetuosa é importante. Discutir essa temática com os alunos da Saúde nos desafia a refletir sobre um assunto que precisa ser debatido”, concluiu.

O filme “A História de Nós Três e de Nós Quatro” terá uma sessão para o público externo no dia 15 de setembro, às 19h30, no Cinelaser do Passo Fundo Shopping.

Bate-papo sobre a obra No último sábado, 2 de setembro, os alunos também tiveram a oportunidade de discutir a obra com o professor Salton. Os presentes compartilharam exemplos reais que enriqueceram o momento de reflexão. A atividade ocorreu no Campus Santa Teresinha, em Passo Fundo.

Mais Acessados

... Notícias

Medicina Atitus 2024/1:  2ª chamada de aprovados no processo seletivo

27 de novembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023