A revolução tecnológica na Odontologia

Do aprimoramento de resultados à gestão de consultório, novas tecnologias estão mudando a ciência e o fazer odontológico

Tempo estimado de leitura: .

20 de julho de 2023

Para a Odontologia, cuidar do sorriso é prioridade. A chegada de novas tecnologias está causando o que, para muitos profissionais, pode ser considerado uma revolução – e o cenário em que ela acontece faz lembrar os filmes de ficção científica. 

Na China, a primeira cirurgia odontológica realizada por robôs ocorreu em 2017. Essa realidade pode parecer distante, mas o Brasil também tem visto um crescimento no uso de inovações tecnológicas, especialmente entre jovens dentistas. 

Para a coordenadora do nosso curso de Odontologia do Campus Passo Fundo, Lisandra Zin, as possibilidades proporcionadas por equipamentos que permitem escaneamento intraoral ou o uso de realidade virtual trazem um refinamento para os resultados e, também, colaboram na formação de novos profissionais. 

“As impressoras 3D permitem criar modelos idênticos aos de uma boca real, o que faz com que o aluno experimente o procedimento de um implante, por exemplo, de forma muito mais realista, potencializando o aprendizado”, avalia.

Mesmo com um novo panorama se anunciando na área odontológica, a base da formação ainda permanece utilizando alguns métodos manuais, sendo necessário preparar o aluno para diferentes realidades de atuação.

“Antes de partirmos para o uso de tecnologias nas aulas, nós ensinamos aos alunos como fazer o básico. No início da vida profissional, nem todos terão condições de ter um equipamento moderno, que pode custar em torno de R$ 250 mil. É preciso que ele aprenda o método manual, sem a dependência de alguns aparelhos, para depois experimentar algo mais tecnológico. Isso prepara o aluno para o mercado em todas as situações que se apresentarem”, afirma a coordenadora. 

Leia também: Odontologia do futuro traz desafios digitais para profissionais da área

A tecnologia também proporciona uma gestão mais qualificada do tempo para o profissional da Odontologia. A cada ano, novos softwares voltados para a gestão de consultórios surgem para facilitar o cotidiano do odontólogo, como produtos que ajudam na precificação dos serviços.

“São muitos aspectos que devem ser levados em conta quando se estipula um valor de um serviço odontológico, desde os anos de formação até os custos para manter o local de trabalho. É uma dúvida frequente entre os alunos e, também, egressos que estão iniciando suas carreiras. Ter a ajuda de um software para essas questões facilita muito”, propõe a coordenadora. 

Refinamento de resultados 

A tecnologia também colaborou na construção da relação com o paciente. A realidade virtual permite não apenas um refinamento dos resultados, mas a possibilidade de visualização do sorriso final antes mesmo de iniciar um tratamento. Isso traz satisfação para o paciente.

“E o profissional consegue visualizar algumas nuances que garantem um planejamento mais completo. A tecnologia permite que o paciente compreenda todo o processo e avalie possíveis mudanças, caso seja necessário”, explica Lisandra. 

Além da graduação, também possuímos cursos de mestrado e doutorado na área de Odontologia. O projeto Odontologia em Pauta, que organiza, mensalmente, encontros com profissionais que abrangem todas as áreas de atuação do odontólogo, é a oportunidade de conhecer de perto a realidade da profissão e do mercado.

“Temos professores que palestram em eventos importantes em países como a Espanha, por exemplo, e que agora podem dividir esse conhecimento com os nossos alunos. A ideia é ir além da sala de aula e apresentar diferentes perspectivas de atuação e de mercado, orientando a carreira dos nossos futuros egressos”, informa Lisandra. 

Que tal entrar para o mundo da Odontologia e experimentar todas essas tecnologias de perto? Venha para a Atitus Educação!

Mais Acessados

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023