7 técnicas para turbinar o seu aprendizado

Momentos de descanso e rotina de estudos organizada são essenciais para bom desempenho

Tempo estimado de leitura: .

19 de setembro de 2023

Em busca de um aprendizado mais ágil, muitos estudantes mergulham em uma rotina frenética de estudos. Mas a ciência já mostrou que só é possível aprender quando estamos saudáveis e descansados. 

Uma pesquisa realizada na Suíça avaliou o sono de 3 mil estudantes do Ensino Médio nos primeiros meses de aulas remotas no país. O resultado foi que os adolescentes dormiram mais horas e tiveram melhores indicadores de saúde e aprendizado.

>>Vestibular Atitus: Aceleradora de Carreiras garante conexão de alunos com o mercado de trabalho

Aqui na Atitus, incentivamos uma rotina de qualidade para nossos alunos. Por isso, selecionamos 7 técnicas que vão turbinar o seu aprendizado. Confira!

1) Tenha uma rotina de estudos

Determine um tempo máximo de dedicação para cada conteúdo que irá estudar. Mas nada de rigidez: a rotina deve servir como um guia, mas pode ser adaptada caso haja imprevistos. 

2) Durma bem

O ideal são entre seis e oito horas de sono. Além da duração, é importante ter um sono de qualidade. Evite o uso de telas, no mínimo, duas horas antes de dormir, consuma alimentos leves e evite bebidas alcóolicas. 

3) Faça atividades físicas

Fazer exercícios com regularidade (principalmente aeróbicos, como caminhadas, corridas e natação) ajuda na memória e no bem-estar, elementos essenciais para quem deseja um melhor aprendizado.

4) Associe emoções aos estudos

Memorizar um conteúdo é algo complexo para o nosso cérebro. Para a neurociência, associar uma informação a um sentimento positivo faz com que o seu cérebro seja capaz de retomá-la com mais facilidade. Utilizar música ou poesia como auxiliares é uma boa (e divertida) estratégia. 

5) Concentre-se

Com a tecnologia, manter a atenção é um verdadeiro desafio. Escolha um local de estudos silencioso e mantenha-se longe do celular para evitar distrações. 

6) Faça intervalos

Programar intervalos entre os estudos ajuda não apenas na apreensão dos conteúdos, mas no ânimo para iniciar uma nova jornada de conhecimento. Alimente-se, converse com alguém e verifique seu celular ou e-mail nesse tempo. 

7) Utilize mapas mentais

O mapa mental possibilita relacionar os conteúdos estudados em torno de um assunto principal, o que agiliza a compreensão. Aplicativos como o EdrawMind e o Canva auxiliam na construção de mapas com ferramentas como inserção de links e imagens. 

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023